2 de junho de 2010

Salários & Suicídios

Em complemento ao artigo abaixo, não precisa ser Psiquiatra para saber que fatores externos podem causar tristeza, depressão e até desespero.
Parece ser o caso dos 1o empregados da empresa oriental Foxconn (fábrica de produtos eletrônicos na China) que cometeram suicídio em um curto período. Tudo indica ser por causa dos baixíssimos salários.
Detalhe: você possui um dos caríssimos produtos da Apple? IPhone, IPod, IPad, Notebook? Pois são fabricados nessa empresa. Pegou mal né? Além da Apple ela fabrica sob encomenda artigos de diversas marcas de eletrônicos do mundo todo...

Empresa eletrônica asiática aumenta salários após onda de suicídios
Foxconn Technology quer evitar novas tentativas
EFE 02/06/2010
Taipé - A gigante eletrônica taiuanesa Foxconn Technology anunciou nesta quarta-feira que aumentará em 30% os salários de seus empregados na China, depois de dez suicídios na força de trabalho só em 2010. A empresa aumentará imediatamente os salários, que passam de 900 iuanes (US$ 132) a 1.200 iuanes (US$ 176) em suas fábricas do sul da China, disse seu porta-voz em Taipé.
As 13 tentativas de suicídio - das quais três falharam - entre os empregados desencadearam um grande debate sobre as condições de trabalho na empresa, o que levou seu presidente, Terry Gou, a abrir as instalações à imprensa. A Foxconn emprega na China mais 800 mil pessoas, das quais 400 mil trabalham em dois complexos em Shenzhen.
A Bolsa taiuanesa respondeu com uma forte baixa nas ações da Hon Hai, a empresa mãe da Foxconn, perante o temor de que a alta de salários represente baixa nos lucros da empresa. A Foxconn fabrica os iPhones e iPads para a Apple e vários produtos das principais marcas eletrônicas e informáticas do mundo.

3 comentários:

Karl Marx disse...

É o capitalismo de resultados dando as cartas e mandando pro cemitério uma porção de gente antes da hora. Foram contabilizados os suicidios em 2010. E as doenças que devem ter surgido ao longo dos anos? Agora eles estão preocupados por causa da queda das ações e do prestígio das empresas que ficaram com o nome na reta, como a Apple. Se não fosse isso poderiam continuar se suicidando, sem problemas...

BILL GATES disse...

Ô STEVE, PISOU NA BOLA AO CONTRATAR E NÃO FISCALIZAR ESSAS EMPRESAS CHINESAS! OU SERÁ QUE FEZ VISTA GROSSA?????????

steve jobs disse...

foi mal.