9 de junho de 2010

ONU aprova sanções ao Irã com dois votos contra: Brasil e Turquia

Continuo acreditando que a estratégia das sanções não adianta nada, só pioram a situação. O problema é que é exatamente isso que os EUA querem: quanto pior, melhor (lembram-se das velhas histórias da indústria bélica e do controle dos estoques de petróleo no mundo?).
A oportunidade única oferecida pelo Brasil e Turquia foi jogada no lixo...

"O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse nesta quarta-feira (9) que as novas sanções da ONU ao país "não valem um centavo" e "devem ser jogadas no lixo".

"Essas resoluções não têm valor... É como um lenço usado que deveria ser jogado na lata de lixo", disse ele a jornalistas quando questionado sobre o assunto, minutos após a aprovação das sanções."

Lula:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (9), após a inaugurar um aeroporto em Natal, no Rio Grande do Norte, que as novas sanções determinadas pelo Conselho de Segurança da ONU ao Irã enfraquecem a entidade. O Conselho determinou, com os votos contrários de Brasil e Turquia, novas medidas contra o Irã.

" É um episódio (sanções) que enfraquece o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O Conselho de Segurança representa uma correlação de forças de 1948 quando foi criado", afirmou o presidente.

Eu, sinceramente, espero que o Ahmadinejad permaneça tranquilo. Eu conversei muito com o primeiro-ministro da Turquia e decidimos votar contra porque temos nosso nome em um acordo", afirmou Lula.

O presidente ainda lembrou do ex-governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, ao classificar a decisão do Conselho.

"Foi uma vitória de Pirro, como diria o nosso saudoso Leonel Brizola", disse o presidente.

Vitória de Pirro é uma expressão que explica uma vitória obtida a um alto custo, que pode gerar prejuízos irreparáveis. A expressão tem origem em Pirro, general grego que após vencer uma batalha contra os Romanos, com um número considerável de baixas, teria dito: "Mais uma vitória como esta, e estou perdido."

Nenhum comentário: