21 de junho de 2010

For All: O Xote e o Inverno

Começou hoje, 21 de junho, oficialmente o Inverno.
Existe uma brincadeira que diz que o Inverno em nossa região normalmente cai em um dia e não em uma estação.
Mas esse ano, pelo menos por enquanto, já estamos tendo frio.
Temperaturas abaixo de 20º (em alguns caso abaixo de 15º C) já são consideradas por nós inverno rigoroso, acostumados que estamos com os longos verões de praia.
Estação boa para as mulheres exercerem um pouco mais sua elegância na hora de vestir e dos homens (OK, mulheres também) deixar um pouco a cerveja e se arriscar com um bom vinho para aquecer a noite que pede também uma trilha-sonora Jazzística. Bem, nem tanto, afinal estamos também na época das Festas Juninas. Quinta, dia 24 é dia de São João e 29 é dia de São Pedro.
A tradição manda então que ouçamos um bom Forró para acompanhar as quadrilhas e comemorar a entrada dessa estação meio européia.
Aí fui escolher uma canção no estilo para incorporar aqui no Blog e me lembrei da música "Xote da Alegria" do grupo Falamansa. Achei e já coloquei ela aqui embaixo. Gosto muito dela. Mas aí reparei no nome. Eu não estava procurando um Forró? E o que significa então "Xote" (não confundam com aquela outra coisa boa...)?
Bem, achei muitas designações. Em resumo é o mesmo Forró, só que tem um andamento mais lento. Uma espécie de "samba canção" do Forró. É mais melódico e dá para dançar mais lentamente. Acho que é o mesmo "Forró Universitário", que é uma designação mais Pop. A origem do ritmo seria Portugal do Século XVII, mas eu não sei não...
Com relação à origem do nome, achei várias explicações. A mais recorrente, uma adaptação de Schottisch, que é uma antiga dança húngara semelhante à Polca.
Bem, já estou querendo intelectualizar demais. O Forró (For All?) está aí. Bom inverno para todos nós.

Um comentário:

Anônimo disse...

Marcos, tem sempre um detalhe em seus posts que fazem a diferança, sobretudo pelo sutil (as vezes nem tão sutil) bom humor. Nesse caso foi a referencia a "outra coisa boa" que não é Xote, mas cuja uma das denominações lembra esse nome.
"Não confundam com aquela outra coisa boa".
Tô rindo até agora.
É só trocar o e pelo a.
É boa mesmo. Melhor que Xote.
Hehehehehehe...