20 de junho de 2010

Um Domingo Especial

E já estamos na próxima fase! 3 x 1. Deu tudo certo: a seleção melhorou como um todo, Luis Fabiano desencantou, Kaká deu passe para gol, enfim, lavamos a alma. Até mesmo a injusta expulsão do Kaká (eles é que estavam batendo) pode ter sido positiva. Mais tempo livre para ele se recuperar para as oitavas. No resto, festa de domingo no Brasil todo. Como é legal esse clima!

O texto abaixo eu escrevi hoje de manhã. Só que a Internet estava fora do ar e eu não pude postar. Não ia colocar mais, só que mudei de idéia. No final das contas o domingo foi isso mesmo para mim e para milhões de outros brasileiros e com certeza teremos outros domingos assim, nesta e em outras Copas. Ainda sob o efeito da vitória e de muitas cervejas divididas com amigos, abraços a todos!

Um Domingo Especial

O que você costuma fazer no domingo? Não segue nenhuma rotina, lava o carro, lê os jornais, passeia, ajeita as coisas de casa que ficaram pendentes na semana, prepara um bom almoço para família, vê um bom filme, dorme até mais tarde...? Enfim, centenas de opções.

Hoje, no entanto, é um domingo especial. Sendo brasileiro ou brasileira, não tem jeito, mesmo se não gostar de futebol vai estar envolvido(a) com a partida contra a Costa do Marfim.

E é um momento de festa e confraternização. Acontece que o jogo é 15:30 h de um domingo. Que coincidência: unir “comes e bebes” de domingo com o jogo que todos querem acompanhar.

Ontem à tarde, logo após a partida de Dinamarca e Camarões, fui fazer compras. Não tenho o hábito de ir em um final de tarde de sábado ao supermercado, mas ontem foi dia. Me chamou a atenção o fato de muita gente gente estar na divisão de carnes, escolhendo os melhores cortes para um bom churrasco. Não posso afirmar se isso é normal em um sábado à tarde, mas desconfio que houve um aumento muito grande na venda dos ingredientes e é porque hoje tem jogo do Brasil.

Churrasco com a família e amigos é uma tradição brasileira e tendo um motivo a mais – o jogo de hoje – fica ainda mais animado. Bem, eu comprei as carnes , cervejas e unirei tudo com um grupo bem animado para a grande “concentração” que começa agora por volta das 13 horas. Reviverei com isso uma tradição que me acompanha há décadas.

Mas, para aqueles não tão chegados à carnes ou cerveja, não importa. Independente do que vai se servido neste domingo estaremos em um dos poucos momentos de união nacional em torno de um único ideal: torcer juntos pela Seleção Brasileira. Afinal é somente nesta época que comprovamos ser o Brasil o “país do futebol”. As ruas estão enfeitadas...

Mas na verdade não somos só nós. A Copa do Mundo é o evento mais acompanhado mundialmente. Estima-se que hoje estarão assistindo a esse jogo cerca de 3 bilhões de pessoas! É sempre bom lembrar que a FIFA tem mais afiliados do que a ONU. Praticamente todos os países do mundo tentam a vaga entre as 32 seleções em cada mundial. E nós somos os únicos que sempre estivemos lá, desde sempre. Um orgulho, além de sermos os únicos pentacampeões. Não tem jeito, o sentimento de brasilidade aflora mais forte neste momento.

É claro que nem tudo são flores. Ou até são e nós enviamos daqui. O mundo continua girando, os problemas mundiais e pessoais continuarão a existir, mas precisamos encontrar motivação no viver, mesmo sabendo da transitoriedade de tudo. As flores que me refiro são virtuais, enviados por nosso Blog ao grande José Saramago que será cremado hoje. Além de ser o único escritor de língua portuguesa agraciado com o Nobel de Literatura ele era uma pessoa totalmente engajada com os problemas sociais e existenciais, procurando dar uma contribuição positiva através de sua arte.

Lembrando dos que se foram e não estarão aqui neste momento de confraternização e que afinal de contas a vida é isso mesmo – momentos – torçamos para que todos tenham bons momentos neste e em muitos outros domingos, independente do resultado do jogo.

E que vença o melhor. E que esse melhor seja o Brasil!!!!

Bom domingo, bom almoço, bom jogo e boa semana a todos!

3 comentários:

Maria Inês disse...

Marcos, pensei que tivesse nos abandonado. Não postou nada ontem, nem hoje durante o dia.
Sou fã de seus textos e sempre acompanho este blog.
Legal esse post, como sempre, sobre domingos, churrascos e copa do mundo. Eu não fui a um churrasco mas acompanhei os jogos com familiares e amigos.
Muito legal termos vencido. Estou rouca de tanto gritar!
Bjs.

Anônimo disse...

BRASIL!!!!!!!! JÁ TEM GENTE COM MEDO!!!

Jefferson disse...

Ainda bem que vc resolveu colocar a crônica, seria um desperdício deixá-la esquecida Marcos. Vá guardando tudo para um futuro livro (aliás cadê o livro do seu Metamúsica?). Vc escreve de uma forma muito coloquial, agradável.
E viva a seleção, nem sou muito chegado a futebol mas não dá para escapar dessa euforia.
Abraços e parabéns.