27 de agosto de 2010

Avis Rara

Já deu para perceber a escolha do Blog na eleição presidencial (o Blog tem título de eleitor).
Mas o Blog não é radical e sempre tentou fazer uma análise das candidaturas postas.
O Blog manda avisar que não entende muito bem porque o PSDB centraliza tanto o comando em poucas lideranças (quase todos de São Paulo) que não escutam os demais componentes do resto do país.
Por exemplo, o Blog acha que as chances do PSDB seriam muito maiores com o mineiro Aécio Neves do que com o paulista José Serra.
Mas, eles é que sabem. Vão ter que reverter 20 pontos agora...

O Blog não vai votar no tucano mesmo. Mas anda preocupado com uma possível extinção da espécie... É que o Blog é ecologista.
Não faz muito tempo o Blog publicou um artigo do filósofo, escritor, sociólogo, etc., Emir Sader.
Reproduzimos a seguir outro, onde ele tenta fazer uma análise do pássaro tucano.


O que é um tucano?
"Avis rara, animal político com grave risco de extinção, o tucano se diferencia dos outros animais. Identifiquemos suas características, antes que seja tarde demais:O tucano tem certeza que tem razão em tudo o que diz e faz.O tucano lê a Folha de São Paulo cedinho e acredita em tudo o que lê.O tucano nunca foi à América Latina, considera o continente uma área pré-capitalista e, portanto, pré-civilizatória.O tucano considera a Bolívia uma espécie de aldeia de xavantes e a Venezuela uma Albânia.O tucano nunca foi a Cuba, mas achou horrível.O tucano foi a Buenos Aires (fazer compras com a patroa), mas considera a Argentina uma província européia.O tucano considera FHC merecedor de Prêmios Nobel – da Paz, de Literatura, de física, de química, quaisquer.O tucano considera o povo muito ingrato, ao não reconhecer o bem que os tucanos – com FHC à cabeça - fizeram e fazem pelo país.A cada derrota acachapante, o tucano volta à carga da mesma maneira: ele tinha razão, o povo é que não o entendeu.O tucano acha o povo malcheiroso.O tucano considera que São Paulo (em particular os Jardins paulistanos) o auge da civilização, de onde deve se estender para as mais remotas regiões do país, para que o Brasil possa um dia ser considerado livre da barbárie.O tucano mora nos Jardins ou ambiciona um dia morar lá.O tucano é branco ou se considera branco.O tucano compra Veja, mas não lê. (Ele já leu a Folha).O tucano tem esperança de retomar o movimento Cansei!O tucano tem saudades de 1932.O tucano venera Washington Luis e odeia Getúlio Vargas.O tucano só vai a cinema de shopping.O tucano só vai a shopping.O tucano freqüenta a Daslu, mesmo que seja por solidariedade às injustiças sofridas em função da ação da Justiça petista.O tucano nem pronuncia o nome do Lula: fala Ele.O tucano conhece o Nordeste pelas novelas da Globo.O tucano dorme assistindo o programa do Jô.O tucano acorda assistindo o Bom dia Brasil.O tucano acha o Galvão Bueno a cara e a voz do Brasil.O tucano recorta todos os artigos da página 2 da Folha para ler depois.O tucano acha o Serra o melhor administrador do mundo.O tucano acha Alckmin encantador.O tucano tem ódio de Lula porque tem ódio do Brasil.O tucano sempre acha que mereceria ter triunfado.O tucano é mal humorado, nunca sorri e quando sorri – como diz The Economist sobre o candidato tucano - é assustador.O tucano não tem espírito de humor. Também não tem motivos para achar graças das coisas. É um amargurado com o mundo e com as pessoas pelo que queria que o mundo fosse e não é.O tucano considera a Barão de Limeira sua Meca.O tucano acha o povo brasileiro preguiçoso. Acha que há milhões de “inimpregáveis” no Brasil.O tucano acha a globalização “o novo Renascimento da humanidade”.O tucano se acha.O tucano pertence a uma minoria que acha que pode falar em nome da maioria.O tucano é um corvo disfarçado de tucano."

Fonte: Blog do Emir (em 24/08/2010)

2 comentários:

Anônimo disse...

Hehehehe... muito pândego a preocupação ecológica do blog com o gran-tucanato.
O Emir dispensa comentários. Suas tiradas e análises são sempre certeiras. O problema é que se continuar acertando o alvo desse jeito, não vai sobrar nenhum tucano no ar. A não ser aquele avião da Embraer.

Anônimo disse...

É petralhada o jogo ainda não acabou.
E ainda vem falar do dinossauro emir ...
Não dá.
Marcelo Cunha - rib preto/sp