19 de agosto de 2010

Para espantar o friozinho só uma boa taça de vinho...

Nesta noite de quarta não resisti ao chamado do frio e acabei abrindo mais uma garrafa de vinho. Agora foi um português de uma região chamada Alto Douro, conhecido também no Brasil, o "Porca de Murça", que já havia provado por aqui, mas este é um exemplar da safra de 2001 que ganhei em Lisboa do compadre Ricardo . Assim sigo ouvindo a JB FM e como está dito no rótulo: "uma atraente cor granada e aromas de frutos frescos com sugestões de cereja", uma delícia a parte!
Com isso resolvi pesquisar um pouco e achei algo interessante na net, algumas dicas sobre vinhos e uvas, vejam só:

"O vinho e a comida precisam estar em harmonia. Para acompanhar refeições de sabor forte, como carne vermelha bem temperada, por exemplo, a melhor opção é um tinto encorpado, de alto teor alcoólico. Se o prato for mais delicado, escolha um vinho branco e leve. Já para pratos com sabores ácidos, que envolvam tomate e limão, por exemplo, o ideal é que sejam servidos junto com um vinho igualmente ácido."

"Classificação dos Vinhos

Além do tipo de uva usado na fabricação, os vinhos podem ser classificados por diferentes critérios. Seja pela classe, pela cor ou pelo teor de açúcar, nomes e termos não faltam para distinguir os inúmeros tipos de vinhos existentes. Genericamente falando, existem cinco tipos diferentes de vinho: os tintos, os brancos, os rosés, os espumantes e os fortificados. Cada país e cada região produtora tem uma forma própria para classificação da bebida."

"Os tipos de uva
A procedência e o tipo da uva vão influenciar na qualidade e sabor do vinho, que normalmente são produzidos a partir de variedades da espécie de videira Vitis vinifera. Quando um desses tipos tem predominância de, pelo menos, 75% na composição do vinho, ele é chamado de varietal ou monocasta. Não menos saborosos, os vinhos feitos a partir de uma ou mais mistura de variedades de uvas – desde que colhidas no mesmo ano – estão entre os melhores e mais caros.
As cepas, tronco da videira de onde brotam os frutos, são classificadas como tintas e brancas. As primeiras, como o próprio nome sugere, são as que dão origem às uvas tintas, as roxas, que são usadas majoritariamente na fabricação de vinhos tintos.
Entre as mais famosas, estão Cabernet Sauvignon, espécie cultivada em Bordeaux que resulta em vinhos bem estruturados e de tons profundos; Carmenère, também de Bordeaux – mas muito cultivada no Chile –, origina vinhos elegantes e macios; Pinot Noir, original de Borgonha e muito usada na fabricação de vinhos medianamente encorpados e de aromas perfumados; e Merlot, outra cepa proveniente de Bordeaux, é muito usada em mesclas, e produz vinhos suaves."

LEIA MAIS

3 comentários:

Marcos Oliveira disse...

Prezado amigo Felipe, algumas considerações sobre esse post:
- Se continuar nesse ritmo, você vai se tornar um grande enólogo.
- É bem capaz de o "Porca de Murça" que você havia provado anteriormente ter sido um exemplar que eu levei uma vez para a festa junina do seu sitio (faz alguns anos). É muito bom mesmo.
- Como é bom também o "Quinta da Pacheca" que você trouxe para mim dessa sua viagem a Portugal. Thanks! É da mesma região demarcada do D'ouro, com garrafas numeradas.
- Bom estar de férias ou folga e poder apreciar um bom exemplar em plena madrugada de quinta-feira né?
- Quinta-feira fria, em um momento climático que continua pedindo um bom vinho mesmo. Depois que esquentar - com as temperaturas solares - poucos vinhos "entram" bem. Aí vai ser a época do Chopp e cerveja.
- Mas mesmo quando esquentar dá para encarar um Riesling ou um Gammay Rose, bem gelados. São mais leves e frutados. Pena que esses tem menos antioxidantes.
- Atualmente bebo menos vinho pois, não sei bem porque, ele joga minha pressão lá embaixo. OK, o álcool faz isso (e a idade também?), mas ele deve possuir outros elementos que provocam tal efeito. Acho que a ciência deveria pesquisar isso. Pode ser um ótimo 'remédio' para quem sofre de pressão alta...
- Boa pedida ouvir a JB FM nesses momentos. Tem um programa sobre vinhos na Band News FM, só que eu não sei a hora em que vai ao ar, é uma mulher que apresenta (talvez na Internet vc consiga conferir). Mas não se esqueça do Jazz, ainda mais nesse horário: "Round Midnight" (um dos maiores clássico do gênero se chama exatamente "por volta da meia-noite").
Abraço.

Luiz Felipe Muniz disse...

Verdade, Marcos, vc tem boa memória! O "Porca de Murça" que eu já havia provado foi de fato num período de Festa Junina sim lá na "roça"...eu só não comentei que teria sido um presente do amigo porque naquela ocasião vários outros colegas levaram vinho também...e eu estava em dúvida sobre quem teria tido o bom gosto!!

Mas aproveito para lhe dizer que foi muito bom mesmo degustar vinho verde bem gelado naquele calor danado em Lisboa. Provei alguns, mas o que me chamou a atenção mesmo e acabei trazendo umas garrafas foi o "QUINTA DA AVELADA", simplesmente excepcional! Frutado sim, um pouco gasoso, levíssimo, 11,5%, alem de um sabor inigualável bem gelado, nota 1000! Tentarei guardar um para que possamos jogar conversa fora na companhia das patroas...
Sobre a sua pressão baixa ao vinho tinto, preste atenção ao menu que tem acompanhado...talvez incluindo uns queijos e azeitonas pretas a coisa não se dê, quem sabe?

Marcos Oliveira disse...

OK amigo.
Mais boas dicas.
Abraço.