7 de agosto de 2010

Fim de Semana Musical No Blog (3): Hotel California

Essa clássica música do Eagles (aqui em formato acústico) de 1976 tem uma letra que até hoje desperta controvérsias.
Alguns dizem que refere-se a um hospital psiquiátrico (vejam abaixo). Outras teorias dizem que que o hotel na beira da estrada é a recepção de uma pessoa que morreu após um acidente (vida além da morte).
De qualquer forma, um dos maiores clássicos de todos os tempos.


"Esta famosa música do grupo Eagles faz referência aos rumores sobre a estada num hospital psiquiátrico. Embora com muitas teorias em relação à letra da música, "Hotel Califórnia" foi a denominação dada ao "Camarillo State Hospital", localizado no município de Ventura, entre Los Angeles e Santa Bárbara, que esteve em operação de 1936 a 1997. Durante o seu apogeu entre as décadas de 1950 e 1960, o Hospital estava na vanguarda do tratamento de pessoas com problemas mentais. Exemplo disto foram os procedimentos médicos desenvolvidos para a esquizofrenia. Muitos destes programas iniciados no "Camarillo" ajudaram pacientes, anteriormente relegados a uma vida de confinamento em uma instituição, serem capazes de sair do hospital e se tornarem (pelo menos quase) independentes.
O Hospital continuou a ser um líder na pesquisa de medicamentos e terapias nos anos subseqüentes. Fora um dos primeiros a lidar com autismo.
O hospital encerrou suas atividades em final de Junho de 1997 com os pacientes, pesquisas e instalações movidas para outros locais.
Devido à proximidade com a mídia de Los Angeles, foi referido em filmes, televisão e música. Alguns famosos que sofreram de doenças mentais, tuberculose ou desintoxicação por drogas ou álcool, estiveram lá para se recuperar. Charlie Parker Jr. escreveu, enquanto esteve se desintoxicando do vício de heroína, "Relaxing in Camarillo".
"Camarillo" foi destinado a se transformar em uma prisão, contudo, por interesse da comunidade, hoje é a Universidade do Estado da Califórnia. A maioria dos edifícios do Complexo foram preservados e restaurados, inclusive a torre com sino das missões, original de 1930, que é referenciado nesta música, entre outros."

Nenhum comentário: