6 de outubro de 2010

Entenda um pouco mais o papel de famosos, como o Luciano Huck, na campanha aberta pelo Serra no Twitter na véspera do Primeiro Turno...

Enviado por Risoletta Miranda - 05.10.2010

04h46m

A Tsunami Digital do 1º Turno

Não acabou e até o final de outubro muitos bits vão rolar pelas Conexões 3G, iPhones e computadores.


Mas já temos respostas para algumas das perguntas que nos fizemos desde que Obama venceu nos EUA e ficamos imaginando qual seria a importância da comunicação digital nas Eleições 2010, no Brasil.
Faço aqui um recorte bem específico, usando como exemplo o Twitter. Jogo o foco para o desdobramento do que aconteceu a partir do último debate e vou até o resultado que levou a disputa para o 2º turno apoiado na performance da candidata Marina Silva (@silva_marina, seu nome no Twitter).
E já arrisco uma resposta: a internet, especialmente as mídias sociais, tiveram sim, uma parcela de responsabilidade no resultado final da campanha.
O “sprint” de Marina Silva no apagar das luzes do 1º turno teve muito do ambiente digital.


A parte quantitativa (*) dessa afirmação é relativamente fácil. A qualitativa é mais delicada pois nem todos os fatores são controlados e é necessário tempo para analisar.
Sabemos que esta reta final foi tão surpreendente que mesmo os experientes institutos de pesquisa tiveram problemas em acertar. Mas temos achados importantes nas redes sociais. O fato é que a temida, por um lado, e desejada, por outro, onda verde, chegou a tempo pelas redes sociais.
Entre os dias 30 de setembro (dia do último modorrento debate entre os presidenciáveis na Rede Globo) e o dia 04/10, 8 horas da manhã, o Twitter funcionou não como onda, mas praticamente como uma tsunami digital verde a favor de Marina Silva.
Ou a favor do segundo turno, como queiram.
Os Tweets (posts do Twitter que citam @silva_marina) foram “exibidos” 79.369.950 vezes no microblog nesse período.
Essa audiência foi criada por 6,7 milhões de pessoas através de uma frenética postagem de 150 mil mensagens escritas, originalmente, por 74 mil usuários com perfis ali registrados.


Para se ter idéia dessa capacidade de exposição e debate digital (lembrem que estamos falando de pouco mais de 3 dias de dados) o candidato José Serra, do PSDB (@joseserra_ no Twitter), é o que vem logo a seguir com um pouquinho mais do que a metade : 40.875.484 impressões, alcançando 5,6 milhões de pessoas através de 52.788 tweets escritos por 31 mil “tuiteiros”.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, vem em seguida com 19.304.199 exibições de mensagens com seu nome, que alcançaram 3,8 milhões de pessoas através de 23 mil tweets escritos por 12 mil pessoas.

Para entender esses números além do seu valor absoluto, é preciso considerar que houve – como é praxe no ambiente das redes sociais – um enorme “empréstimo” de credibilidade dos “tuiteiros” para os candidatos de sua preferência.
É uma combinação de número de seguidores (audiência própria) com capacidade de influência (número de vezes que os seguidores desses influenciadores consideram uma informação importante e assim a “retuitam” - reproduzem - para sua audiência própria e dessa maneira, seguidamente, em ondas multiplicadoras).
E aqui a gente tem outro pilar que é preciso compreender: quem foram esses influenciadores com tanta capacidade de atuar nesse recorte de 4 dias do Twitter?


No caso de Marina tivemos uma combinação de mídia online do próprio perfil da candidata (muito forte), com celebridades como Bruno Gagliasso (@bgagliasso), Danilo Gentili (@danilogentili) e @nerdfeliz. Eles fizeram posts com uso das hashtags #ondaverde e #marina43 . Adicionalmente, direcionaram mensagens para os jovens, chamando-os a aderir à candidata verde.
José Serra (@joseserra_) mostrou força da militância em se mobilizar no digital na hora da definição do 1º. turno. Os perfis que mais contribuíram para sua exposição foram @rede45, Sabrina Sato (@sabrinasatoreal) e Luciano Huck (@huckluciano).


Huck, em especial, contribuiu com grande exposição positiva para o candidato ao tecer comentários sobre a “ofensiva” de comunicação digital importante da campanha de Serra, já no último dia: a realização de uma Twitcam no início da noite, quando toda a campanha já havia sido suspensa nas mídias tradicionais.


José Serra falou pela câmera no Twitter, por mais de 1 hora, com cerca de 10 mil pessoas (números innformado pela Rede Mobiliza durante o evento). Elas o ouviram e fizeram perguntas.
Huck tuitou sobre a entrevista on line e isso gerou enorme repercussão. O que ele postou: Gosto dos canditados dando importância ao twitter...soube que hj as 19h tem twitcam com @joseserra_ http://www.livestream.com/redemobiliza


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