26 de março de 2011

Tim Maia, Desmagnetização, Mundo Racional e Universo em Desencanto

No ano passado comentamos aqui sobre uma coleção da Abril vendida em bancas de jornal que trazia semanalmente um disco da extensa discografia do Chico Buarque.
Essa coleção continua e a mesma editora lançou uma nova: 15 CDs do Tim Maia.
As características são as mesmas da outra.
A "Coleção Tim Maia" traz em cada volume um livreto de capa dura com 45 páginas e o CD correspondente.
O livreto com ótimo acabamento colorido traz muitas informações e análises sobre a obra. Ótimo para colecionadores. E custa barato: R$ 14,90 cada exemplar.
Tim Maia foi um dos gênios da música popular brasileira, criando uma sonoridade de mesmo patamar do melhor que era feito nos Estados Unidos em seu estilo (o som Motown) naquela época (anos 70). Não é exagero afirmar que se fosse americano teria conquistado fama mundial, superior a muitos ícones hoje lendários.
Mas tinha uma vida 'desregrada', podemos dizer que possuía uma certa falta de controle de suas emoções, o que era reforçado pelo alto consumo daquelas substâncias não recomendadas pelos médicos e pelos dispositivos legais em vigor no país. Um ótimo livro do Nelson Motta conta bem as incríveis histórias da vida dele, que morreu em 1998.
Pois bem, teve uma época – mais precisamente 1974 – que repentinamente Tim Maia mudou.
Cortou os cabelos “Black Power”, raspou o bigode, parou de consumir drogas e álcool, emagreceu e se vestia todo de branco.
É que ele se converteu a uma seita esotérica chamada “Cultura Racional”. Naquela época essas seitas estavam muito em voga e era normal muitos artistas aderirem a elas.
No caso dessa, era comandada por uma pessoa chamada Manoel Jacintho Coelho, militar reformado e ex-funcionário do Ministério das Relações Exteriores.
Ao que parece era médium e psicografou, ao longo de 50(!) anos, 1000(!) livros que são a base da doutrina que inclui a existência de um Racional Superior, processos de desmagnetização, imunização racional, mundos de origem, mundo de destino, histórias secretas das civilizações, etc. Para entender você precisa ler os mil livros! O conjunto dessa obra chama-se “Universo em Desencanto” e na época a seita funcionava em Belford Roxo na Baixada Fluminense.
Um resumo: “É o conhecimento da origem do ser humano. De onde ele veio, como veio, porque veio e o retorno a sua origem, mostrando como o homem voltará ao seu estado natural de ser Racional puro, limpo e perfeito. Tudo isto através das mensagens do Racional Superior, um ser extraterreno, publicadas nos Livros Universo em Desencanto”. Ou ainda: “Os livros Universo em Desencanto, apresentam uma detalhada descrição da origem da humanidade, seus primórdios e sua evolução. Conduzindo todos a um aprendizado excepcional de assuntos considerados inatingíveis. Pela elevação de seus ensinamentos, obtém-se não só um sentido novo e verdadeiro da nossa razão de ser, mas também uma ampla e positiva consciência dos desígnios maiores da vida nos conduzindo naturalmente a um perfeito equilíbrio, orientado para a racionalização dos povos e a Paz Universal”.
Como a maioria das religiões, ótimos objetivos.
Dois anos depois Tim Maia abandonou tudo e voltou à mesma vida de antes.
O que ficou disso? Ficou o raríssimo disco “Tim Maia Racional” onde ele conta (ou tenta contar) o que é a “Cultura” e o “Mundo Racional”, via “Universo em Desencanto”.
O disco foi editado em 74 de forma independente e foi ignorado por público e crítica. Poucos exemplares foram vendidos e depois que abandonou a seita Tim Maia queimou o que restou.
Com a Internet e o MP3 o disco foi redescoberto e agora sai pela primeira vez em CD.
A obra é ótima por causa das melodias, dos arranjos e da fantástica voz de Tim Maia. As letras são 'eventualmente' confusas.
Existia um pouco conhecido Volume 2 que a Abril também lançou (os dois estão na banca) e um totalmente desconhecido Volume 3 que vai sair de brinde para quem completar a coleção.
Eu recomendo o Volume 1 que independe de se acreditar ou seguir a doutrina. As músicas são muitos legais e trata-se de um disco “cult”.
Mas e a seita? Continua existindo. Confiram em Desencanto do Universo e em Cultura Racional.
A bem da verdade, há defensores de que não se trata de seita ou religião ou doutrina. É apenas a "cultura da natureza".
Será Ecologia Espiritual?
Acho que eu deveria ter lido os 1.000 livros antes de fazer este post...

6 comentários:

Ryan disse...

A edição original desse disco em vinil vale uma fortuna, disputado no mundo inteiro. Uma raridade.
E muito bom! Soul na veia. Ao mesmo tempo é o disco mais estranho do Tim Maia.
Ótimo post! Já comprei meus dois cds também.

walter carvalho disse...

Uuufaaa...!! Já comprei nas bancas todos os cd's da coleção, adoro Tim Maia, e estou ouvindo cada um desses cd's todos os dias, não sabia que Tim Maia, tinha discos tão incríveis, por exemplo, o "Nuvens" é um disco maravilhoso. Agora, é só esperar que me mandem o inédito "Racional 3" e ouvir mais esse clássico !!!

Elysa disse...

Vou comprar, nem sabia disso, ok
Tim Maia foi divino como compositor e cantor!!

Elysa disse...

Vou comprar, nem sabia disso, ok
Tim Maia foi divino como compositor e cantor!!

Elysa disse...

Vou comprar, nem sabia disso, ok
Tim Maia foi divino como compositor e cantor!!

Elysa disse...

Vou comprar, nem sabia disso, ok
Tim Maia foi divino como compositor e cantor!!