29 de março de 2011

Bronca no Blog: A Cobertura do Vazamento Nuclear

Recebi do amigo Fábio a nota abaixo e reproduzo na íntegra.

"O blog, que você roubou do Muniz, tem dado pouca atenção ao vazamento das Usinas Nucleares no Japão, que é o pior acidente desde Chernobyl e que pode até superá-lo.

O pior é que tenho a nítida impressão que os japoneses estão perdidos. Afinal de contas, são quatro reatores bufando e acho que tem muito mais combustível que Chernobyl.


Como combater o problema sem expor os trabalhadores a radiação e, consequentemente, a morte? O que fazer com a água contaminada que está vazando? E o plutônio?


Agora imagine esta mesma situação no Irã e a algazarra que a mídia estaria fazendo."


1 - O amigo é um gaiato daí a frase relativa a este blog, que eu teria "roubado" do Luiz Felipe. É que eventualmente, por alguns períodos, eu acabo escrevendo mais posts do que o titular. É que nos últimos tempos ele está envolvido com mais demandas que eu. E a ideia sempre foi: postar quando quiser e puder, sem compromissos. Além disso, um colaborador é para isso mesmo, certo? O blog é e sempre será do Luiz Felipe Muniz, óbvio. Mas tenho que aturar essas piadinhas...
: )


2 - Ontem colocamos post sobre Fukushima, não com tantas informações, mas com uma visão mais de preocupação, lembrando Chernobyl, através de video. A imprensa tem dado destaque, mas realmente tem questões que não tem sido colocadas como deveriam como, por exemplo, até que ponto os envolvidos estão fornecendo todas as reais informações e implicações atuais e de longo prazo. É correto afirmar que, se fosse em um local menos simpático à imprensa internacional, a cobertura seria bem diferente.
Obrigado ao amigo pela chamada de atenção e pelas corretíssimas observações acerca do tema, sobretudo à exposição dos trabalhadores que tentam resolver o problema in loco.
Voltaremos a Fukushima. Mas não vamos chegar perto, se é isso que ele está querendo... : )

4 comentários:

Luiz Felipe Muniz disse...

Valeu Fábio, pela "bronca".

Não tem sido fácil acompanhar os grandes acontecimentos e penso que a interatividade dos novos instrumentos de comunicação e informação, como os blog's, desempenham sim um papel fundamental. E aí, mais uma vez eu lhe agradeço pelo manifesto, é assim que provocamos e somos provocados para pensar o novo e anunciar as idéias para o mundo, não há outra fórmula melhor e mais democrática.

Acabei de postar algo breve sobre o terrível tema e penso que os pobres trabalhadores neste momento, ou seja, aqueles responsáveis por tentar uma saída, sabem bem os riscos inevitáveis que estão correndo...mais um triste registro de nosso tempo.

Continue conosco e provoque sempre!

Denise D+ disse...

Marcos, só espero que você não reduza a sua participação por causa disso.
Bjs.

Josi disse...

Ele já anda sumido.
Uma pena.

Luiz Felipe Muniz disse...

Em tempo:

Vocês não acreditaram nesta história de "Bronca", não é mesmo?! O gaiato aperta o cerco onde há história para contar...o blog continuará lindo!

O Marquinho está por aí...ocupado como todos nós...recarregando as baterias...a qq momento ele dará sinais de vida...aguardem!