24 de março de 2011

Tuvalu: um paraíso emblemático

Esse video é um trecho da série independente "Não Conta Lá Em Casa", exibido no canal Multishow.
Mostra jovens cariocas se aventurando por terras pouco conhecidas ou extremamente perigosas (ditaduras, guerras, etc.).
Neste eles estão em Tuvalu. Vocês já ouviram falar?
É um pequeno paraíso na Polinésia que se arrisca a ser o primeiro país totalmente submerso pelo aumento das águas do oceano ocasionado pelo aquecimento global.
O video tem aproximadamente 4 minutos e vale a pena ver.

"Os rapazes do Não Conta Lá em Casa conhecem Gilliane Le Gallic, uma francesa que tem como objetivo salvar Tuvalu. O pequeno país se tornou símbolo da luta contra o aquecimento global."



Wikipedia:

O Tuvalu é um Estado da Polinésia formado por um grupo de nove atóis, antigamente chamado Ilhas Ellice. Tem fronteiras marítimas com o Kiribati, a norte e a nordeste, com o território neozelandês de Tokelau, a leste, com Samoa, a sudeste, com o território francês de Wallis e Futuna a sul e com Fiji, também a sul, e fica estrategicamente localizado no sul da Oceania. A oeste o vizinho mais próximo é as Ilhas Salomão, mas a distância entre os dois grupos de ilhas é bastante grande (cerca de 900 quilômetros quadrados).

Oficialmente, Funafuti é a capital, mas este atol é formado por mais de 30 ilhas, das quais a maior é Fongafale; nesta ilha há quatro povoações, entre as quais Vaiaku é onde se encontra o governo; por essa razão, por vezes, a capital de Tuvalu é chamada Fongafale ou Vaiaku. 92% da população é tuvaluana, já 8% é formada por outros grupos polinésios principalmente os que veem de Kiribati.

A divisão administrativa de Tuvalu é composta de nove ilhas.

O nome "Tuvalu" significa "grupo de oito", na língua tuvaluana, e simboliza suas oito ilhas que atualmente são habitadas.

Ameaça de desaparecimento

Devido ao aquecimento global, o pequeno território do país corre o risco de ser submerso pelas águas oceânicas. Tal risco tem sido muito divulgado pelos ambientalistas como um exemplo das consequências das emissões descontroladas de gases poluentes na atmosfera terrestre causadores do efeito estufa. Grande parte das ilhas não passam dos 7 metros de altura.

Nenhum comentário: