29 de março de 2011

Japão em alerta máximo, encontrado Plutônio - "deus dos infernos"...

Bem, no Aurélio nós encontramos uma indicação no mínimo curiosa para a palavra plutônio: "deus dos infernos"; ou aquilo relativo ao planeta Plutão...

A verdade é que o plutônio é um elemento químico que não existe na natureza, ou seja, é um elemento químico produzido a partir da manipulação humana, do mineral urânio, nos reatores nucleares. Sim, nós consequimos criar um elemento absolutamente instável e incontrolável que é o plutônio. AQUI

Para dizer o mínimo, construímos algo macabro e auto destrutivo...tudo por conta desta nossa saga de brincar de "deus", de controle absoluto das coisas da Terra e dos Céus! É verdade que tivemos grandes avanços tecnológicos e do conhecimento também associado a tudo isso na área nuclear, mas nós desprezamos os fatores mais elementares de nossa condição humana na biosfera terrestre, nós estamos todos, irremediavelmente, aprisionados na gaiola da Biosfera deste Planeta Vivo, e por séculos e séculos nós desenvolvemos sem o devido diálogo com Gaia (AQUI), sempre a tivemos como um ser inerte, um grande almoxarifado, um grande lixão...e agora que ela entra num ciclo irreversível de rugidos densos e poderosos, nós, pobres e simples mortais, criaturas medíocres que se veem como imagem e semelhança dos deuses de plantão nas oficinas de entorpecimento, nos vemos perdidos, órfãos a partir do Japão, justo os mais "sabidos" dos "sabidos"...e nem por isso deixamos as guerras de lado, a fome avançar, a corrupção invadir, a torpeza vencer!

Pois agora estamos de fato diante do impensado, de algo que conseguiu ir além das melhores fitas de ficção. Nós estamos diante de um desastre de proporções realmente globais com este descontrole absoluto dos reatores de Fukushima, emitindo permanentemente gases radiotivos e plutônio para além das barreiras frágeis, invisíveis...vários países já identificaram a mancha radioativa.. eu confesso que não sei o que pensar...creio que já estamos diante das forças mutantes para uma possível (porém improvável) adaptação evolutiva, a nossa chance é a adaptação! Talvez não tenhamos sucesso, talvez tenha chegado o nosso tempo, talvez Gaia nos permitirá co-existir neste novo mundo radioativo que se anuncia! Será?

"Japão em «alerta máximo» nuclear



Plutónio foi encontrado no solo junto à central de Fukushima. Iodo radioactivo encontrado no Japão, China e Coreia do Sul 
 
O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, assegurou esta terça-feira que o governo está em «estado de alerta máximo» para gerir os problemas da central nuclear de Fukushima, segundo a agência Jiji.
O responsável sublinhou que a situação na central continua «imprevisível», já que os sistemas de arrefecimento de vários reactores continuam avariados e verificaram-se múltiplas fugas radioactivas desde o sismo e tsunami de 11 de Março.
O Governo «vai atacar este problema num estado de alerta máximo», acrescentou o chefe do executivo nipónico, durante uma reunião da comissão orçamental do Senado.
Entretanto, segundo a agência «Reuters», as autoridades encontraram plutónio no solo próximo da central de Fukushima. Especialistas acreditam que algum do plutónio terá vindo do sistema de combustível do reactor danificado da central.


A TEPCO (empresa que gere a central nuclear), revelou que o material radioactivo foi encontrado em cinco locais da central, mas garante que os níveis de plutónio não são prejudiciais à saúde humana. Mas a agência de segurança atómica japonesa diz que, apesar de não ser perigoso para a saúde, não está «optimista». «Penso que a situação é preocupante porque significa que houve uma ruptura num dos mecanismos de contenção», afirmou Hidehiko Nishiyama, um dos responsáveis da agência.


Entretanto, como os engenheiros japoneses encarregues de lidar com o arrefecimento dos reactores da central nuclear passaram a utilizar água doce em vez de água do mar com receio de corrosão, junto a Fukushima foi detectado iodo muito radioactivo.


Um porta-voz do governo garantiu não haver para já «qualquer impacto na vida marinha». Acrescenta que os peritos dizem que «hipótese de impacto é muito remota mas que mesmo assim é preciso monitorizar com insistência».
E para atestar a veracidade das informações transmitidas pelo governo, sobre a radioactividade, a Greenpeace está a medir os arredores da central. «Estamos aqui em Tushima, a cerca de 35 quilómetros da central de Fukushima e a radiação é elevada. As pessoas a viverem aqui receberiam a dose anual em apenas alguns dias, quatro dias, e isso é inaceitável. Toda a gente devia ser evacuada desta zona¿, diz um activista.
Um perito em energia nuclear da Greenpeace diz que os níveis de radioactividade já permitem classificar o acidente com o nível 7, o máximo, idêntico ao de Chernobyl.
China e Coreia do Sul detectam iodo radioactivo

As autoridades ambientais chinesas voltaram a detectar «níveis extremamente baixos» de iodo radioactivo-131 na atmosfera, desta vez na costa leste e sul do país, proveniente da central nuclear de Fukushima, no Japão, anunciou a imprensa oficial." SAIBA MAIS

"China, EUA e Coreia do Sul detectam radiação vinda do Japão

Moradores de Fukushima vêm sendo sendo submetidos a testes


Autoridades de China, EUA e Coreia do Sul afirmaram nesta terça-feira terem detectado radiação vinda do Japão.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos disse ter detectado indícios de radiação na água da chuva de diferentes Estados americanos, como Alabama, Califórnia, Havaí, Idado, Nevada, Washington, e em territórios do país como Ilhas Mariana do Norte e Guam.


A agência divulgou comunicado no qual afirma que ''a quantidade de isótopos radiativos é condizente com o incidente nuclear japonês'', em referência às explosões que ocorreram na usina de Fukushima Daiichi, pouco após o tsunami e o terremoto que abalaram o Japão no último dia 11 de março. A agência acrescentou, entreanto, que eles não constituem um perigo para a saúde." SAIBA MAIS

Nenhum comentário: