12 de março de 2011

Tsunami, uma força indomável!

Hoje em dia quando ficamos fora do ar por um tempo, mesmo que diminuto, resolvendo uma questão ou outra de cunho pessoal, mesmo nós, blogueiros de carteirinha, somos surpreendidos logo logo por informações perturbadoras, como foi para mim esta do Japão invadido por ondas gigantes!

Eu estava na cozinha lavando pratos (de verdade!) na manhã de ontem (11/03), depois de no dia anterior fazer uma longa viagem entre Guarapari/ES e o Rio/RJ, exausto pelo trânsito intenso e pelos afazeres em atraso...lembrei-me que já estava fora da internet e do blog por mais de 2 dias e aí resolvi sintonizar na JB FM enquanto dava conta da pia cheia...e veio a surpresa da Tsunami...não havia conversado com muitos naquele período, não havia assistido nem TV...de imediato busquei um canal de TV e deparei-me de imediato com ondas magníficas, carregando navios, carros, casas, invadindo aeroportos, carreando aviões, derrubando fábricas, etc, numa profusão que mais pareciam cenas daquele filme ficção: "Um dia depois de amanhã".

Confesso que demorei um pouco a crer no que via pelas imagens de satélites, simulei idéias de briquedos "lego" sendo carregados num cenário improvisado de cinema amador, com milhares de conteiner`s e carrinhos coloridos empilhados contracenando...um verdadeiro caos se passou em minha mente...parecia que eu já havia lido sobre isso e já havia falado sobre coisas deste tipo, de magnitudes catastroficas tão poderosas em algum tempo atrás...

Numa breve passagem pelos canais de informação da internet nesta manhã, vejo agora com mais riqueza de detalhes as fotos do evento -e continuo sendo perturbado pelas imagens -, justo num país desenvolvido, como o Japão, e que possui uma das maiores e melhores estruturas de prevenção de acidentes e desastres naturais do planeta, a natureza demonstrou o seu perfil mais indomável e magnânimo!

Agora uma explosão na Usina Nuclear atingida pelo terremoto e pelas ondas, num ritmo de sucessões improváveis, da mesma forma que a tragédia humanitária da Líbia abre espaço para o caos no território japones! Nuvens radioativas são lançadas na atmosfera e deixam o governo japones e a população ainda mais temerosos! Veja abaixo uma foto do momento da explosão:
LEIA MAIS       

Continuo a me perguntar, como poderemos suportar tantas informações sobre as transformação radicais que se processam simultaneamente em todo o mundo nos campos sociais e ambientais...lembro-me novamente de um outro filme que eu costumava a usar nas aulas de ecologia profunda: "Tudo ao mesmo tempo, agora!", que foi produzido pela FASE, uma Ong que sempre atuou na área de Educação e Solidariedade - AQUI    e que nos entorpecia por conta de nossas visões precárias sobre as realidades humanas, ecológicas e ambientais...

 Mas voltando äs fotos que me intrigaram nesta manhã de sábado, deixo registro abaixo:


2 comentários:

Anônimo disse...

Terrível fenômeno, fortes imagens.
É verdade Luiz, as vezes é inacreditável mesmo. E tudo ao mesmo tempo agora. Penso que muitas vezes aqueles que ficam alienados a tudo isso é que estão certos.
Abraços.

Marcos Oliveira disse...

Ótimo o seu texto Felipe.
Sobre assunto tão trágico.
Nunca estamos preparados para isso.
E agora, com a questão da emergência nuclear, parece que o que não se podia piorar, piorou.
Estás certo quando afirmas que somos surpreendidos quando eventualmente ficamos "fora do ar" por um tempo.
Por outro lado, não bastasse as nossas próprias preocupações individuais e familiares, somos bombardeados com tantas informações ao mesmo tempo. Eventualmente podemos acreditar no que se referiu o anônimo em seu comentário: dá vontade de ficar alienado a tudo isso, para poder dar uma respirada. Pelo menos de vez em quando.
De qualquer forma, nossa solidariedade e preocupação com o povo japonês.
Em com o Planeta Terra.