3 de março de 2011

Para quem vai viajar e/ou brincar o carnaval...

Os serviços de meteorologia não costumam ser muito precisos quando o tempo começa a ficar instável, sobretudo nesta época sujeita a "Convergências do Atlântico Sul".
Neste momento na região Sudeste (não sei se em 100% dela) o tempo está nublado e, pelo menos por aqui, já choveu um pouco, com claras possibilidades de chuvas mais fortes "no decorrer do período".
Dei uma olhada no Climatempo e os prognósticos são os que reproduzimos abaixo.
Importante sobretudo para os foliões e para a programação da viagem.
Só que, como disse acima, pode fazer sol, chover ou só ficar nublado.
Depende do local, do dia e da hora. Como eles não detalham isso...
Vejam essa frase, por exemplo: "No fim de semana e na segunda-feira, ocorrem períodos de sol, mas as pancadas de chuva serão frequentes nos Estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo".
Sol com chuvas frequentes? Onde - mais precisamente nesses estados - e quando vai ter mais chuva e mais sol? Dá pra detalhar?


"Na Região Sudeste, a presença de uma frente fria estacionária favorece a formação de muitas áreas de instabilidade sobre grande parte da Região. No fim de semana e na segunda-feira, ocorrem períodos de sol, mas as pancadas de chuva serão frequentes nos Estados do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo. Há possibilidade de algumas pancadas de chuva durante os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro. Na terça e na quarta-feira de Cinzas a chuva intensifica no Espírito Santo e deve atrapalhar muito as festividades. Na Grande Belo Horizonte, nas demais localidades do centro-sul de Minas Gerais e também no Rio de Janeiro, a chuva diminui na terça e na quarta-feira de Cinzas, ocorrendo maiores períodos de sol. Para São Paulo não há previsão de muita chuva durante todo o período do carnaval. No fim de semana, o tempo até tende a ficar bem aberto e firme em grande parte do interior paulista. No litoral e na capital, ocorrem períodos de chuva fraca a moderada que intercalam com aberturas de sol. De segunda até a quarta-feira de Cinzas, o Estado de São Paulo terá predomínio de sol e pancadas rápidas de chuva à tarde."
Fonte: Climatempo

Nenhum comentário: