14 de maio de 2010

Conferência Internacional Ethos 2010

Hoje é o último dia da Conferência Internacional promovida pelo Instituto Ethos, cujo o tema este ano é: "O MUNDO SOB NOVA DIREÇÃO. SUSTENTABILIDADE: O Novo Contrato da Sociedade com o Planeta."


Um tema bastante apropriado para um momento mundial mergulhado em incertezas financeiras, econômicas e socioambientais. A Sustentabilidade, definitivamente, começa a entrar na pauta do dia de todas as organizações sérias, e certamente irá provocar ajustes na matriz da compreensão empresarial de muitos segmentos comerciais, industriais, de serviços e tantos outros, nos proximos anos.


Não é simples entender e compreender o conceito básico de Sustentabilidade proposto originalmente, salvo engano, por Ignacy Sachs, já postado aqui neste blog semanas atrás...e que eu me permito arriscar algumas brevíssimas palavras: garantir para a geração atual as condições básicas mínimas de vida digna e pacífica, sem comprometer as necessidades das futuras gerações de humanos e não-humanos do Planeta Terra...


Além de forte determinação, empenho coletivo e gestão participativa, os líderes governamentais e empresariais irão precisar re-significar os sentidos coletivos da existência humana em simbiose na biosfera, ao mesmo tempo que será preciso aperfeiçoar e re-definir os destinos e objetivos de suas organizações e ou empreendimentos públicos ou privados, diante deste novo olhar e novo encontro com a Terra e seus diversos ecossistemas.


Para mim, poucos pensadores refletiram tanto quanto Edgar Morin sobre a Ética de nossa existência e de nossas relações no mundo, sempre que preciso estou voltando aos seus ensinamentos...sempre preciso... daí porque eu resolvi pinçar um trecho de seu magnífico livro: "O Método 6: Ética", para este nosso momento de provocação:


"Pode-se compreender o adversário e combatê-lo ao mesmo tempo. Afirmo que se deve substituir a eficácia cega do maniqueísmo pela lucidez do desafio e da aposta e pela eficiência da estratégia. Sobretudo, sustento que se deve sempre salvar a compreensão, pois somente ela nos faz seres lúcidos e éticos. A ética tem por missão resistir ao caráter impiedoso da política entregue a si mesma. Não elimino o conflito, ponho o conflito de idéias no centro dos nossos interesses. Não me impeço de julgar. Mas dou prioridade à compreensão.


A compreensão exige que nos compreendamos a nós mesmos, reconhecendo as nossas insuficiências e carências, substituindo a consciência auto-suficiente pela consciência de nossa insuficiência."


Vários palestrantes estiveram na Conferência Ethos 2010 e eu destaco dois deles, que trazem temas importantes para o momento do Brasil na inserção internacional, vejam:


Um foi o Presidente da Petrobras: José Sérgio Gabrielli - quem conheci pessoalmente dias atrás em um evento institucional da Petrobras em São Paulo -  trazendo a palestra: "Como o Pré-sal pode contribuir para a Sustentabilidade" VEJA AQUI


O outro é o professor Leonardo Boff - quem eu já tive a oportunidade de também conhecer pessoalmente em um Seminário na cidade de Campos/RJ - com a palestra: "A busca da paz, um anseio planetário" SAIBA MAIS


2 comentários:

Marcelo Gomes disse...

Muito boa a sua abordagem Felipe. Essa conferência, ao contrário de muitos outras, não é só para inglês ver, uma vez que foi promovida pelo respeitado Instituto Ethos.

Josi disse...

Ótimo tema, bem como a palestra do Leonardo Boff.