2 de maio de 2010

Quase Crônica

As vezes dou uma olhada no contador aqui ao lado e verifico que eventualmente temos mais de cem visitantes em um único dia. Embora poucos façam comentários, vez por outra recebo e-mails ou conhecidos comentam sobre este Blog do amigo Luiz Felipe Muniz, do qual sou colaborador. Entre esses, um assunto recorrente são recomendações de que não deixemos de fazer a crônica dominical. Bem, aqui está a crônica deste 2 de maio. Agradecemos a ‘audiência’, mas é bom lembrar que aqui no Blog não temos uma ‘linha editorial’ fixa e o que fazemos aqui é de acordo com o que gostamos e – sobretudo – conforme nossa possibilidade de tempo disponível. Assim, nunca podemos garantir uma continuidade temática ou mesmo postagens diárias.

Dito isso, informo que nem sei o que escrever agora. Assuntos não faltam, mas acho que talvez vocês já estejam tendo bastante informações sobre alguns deles. É o caso do vazamento de petróleo nos EUA. Aqui no Blog demos destaque assim que aconteceu o fato, uma vez que a imprensa brasileira não atentou para os previsíveis desdobramentos. Uma pena que está se tornando realidade a aproximação da mancha do litoral americano, tanto em áreas turísticas como em sensíveis e importantes áreas de manguezais do delta do Mississipi. O Presidente Obama acabou ficando em uma situação difícil...

Ainda bem que em mais de 30 anos de extração de petróleo na Bacia de Campos nunca existiu algo assim por aqui. Os manguezais de que fala o Professor Arthur Soffiati em seu novo livro, que será lançado dia 6, nunca sofreram tal ataque (se não estão tão preservados deve ser por outros motivos). De qualquer forma, nunca nos esqueçamos que essa atividade (bem como qualquer outra destinada a gerar energia) sempre envolverá riscos.


Mas não vou me estender sobre esse assunto. É que me lembrei agora do comentário de um amigo sobre a Copa do Mundo do... Brasil. OK, nem começou a da África ainda, mas é exatamente essa a questão: o tempo. Faltam pouco mais de quatro anos para a realização em nosso país e a quantidade de obras exigida pela FIFA (com que concordaram as autoridades brasileiras) é muito grande e vão desde a construção de estádios até infra-estrutura no entorno dos mesmos e, em alguns casos, por toda cidade. E o que foi feito até agora? Que eu saiba nada. Quatro anos é pouco para tanta coisa e não acredito que neste ano de eleições vão fazer algo. Só ano que vem. Aí só faltarão três anos. Não sei não, mas estou preocupado. Já que quiseram fazer a Copa aqui, então que seja feito algo bom e não uma lambança. O mesmo para as Olimpíadas do Rio em 2016. Nesse caso o tempo é maior mas a China, só para dar um exemplo, começou a fazer obras em Pequim antes de ser escolhida a cidade sede. E sabemos os problemas do Rio...

Dito isso, não vou me estender muito mais. O tempo neste fim de semana está mais ameno. Acho que agora sim chegou o outono. Ontem entramos no mês de maio. Das noivas, das mães... Sou bem urbano, mas ao falar do Delta do Mississipi e ao respirar o ar mais frio desta manhã me deu vontade de buscar um pouco mais a natureza, seja na praia ou, quem sabe, um sitio com muitas árvores. Conviver um pouco mais com o verde... Enquanto isso, vou nesta manhã a um batizado do filho de uma sobrinha que é também minha afilhada. O que me faz lembrar que já tenho idade para ser avô. Legal. Quer dizer, nem tanto...

E, como falei da necessidade da natureza (e por causa do delta), usei como trilha sonora para escrever essas linhas um disco de um grupo de Country-Rock (do campo) americano chamado The Ozark Mountain Daredevils. Muito legal essa banda (como sempre) da década de 1970. Dela coloquei logo abaixo uma apresentação da música “You Made It Right”, em Londres, provavelmente 1976. Essa canção talvez seja a única do grupo que ficou mais conhecida no Brasil porque foi utilizada em um comercial de um Jeans (acho que a marca chamava-se Staroup). Espero que gostem. Acho que os de “mais idade” vão se lembrar...

Bom domingo e boa semana a todos.

5 comentários:

Jefferson disse...

Mais um mistério revelado Marcos. Vc podia criar um Blog só para postar essas raridades. Eu me lembrava dessa música do comercial, mas não sabia o nome nem nem o conjunto. Tem muitas outras que eu estou procurando e sei que mais cedo ou mais tarde vai aparecer por aqui. Valeu.

Anônimo disse...

O contato com a natureza é fundamental. As vezes não estamos bem e não sabemos porque. Ar puro, verde, mar fazem muito bem.
Boa crônica.

Sid disse...

Tbn tô preocupado com essa lerdeza das obras da copa. É sempre assim no Brasil. Td em cima da hora. Parabens pro Santos campeão paulista.

Marcos Oliveira disse...

Obrigado pelos elogios e participação. O Blog fica mais legal com esses comentários. Na verdade vocês complementam a "quase crônica".
E parabéns aos santistas!
Abraços!

JC disse...

Eu me lembro do comercial que tinha essa música. Era da calça Staroup mesmo. Nem existe mais. Faz tempo!