30 de maio de 2010

Pequena Crônica de Domingo Sobre...

Como sempre que posso estou bem acompanhado de boa música sugiro que, ao ler essas mal traçadas linhas, vocês cliquem no play do video que eu inseri logo abaixo. Não tem muitas imagens, apenas uma foto de um nascer do sol entre nuvens. Nesse caso o importante é ler ouvindo a música. Queria escolher sons que combinassem com uma manhã relativamente fria e que passasse uma sensação de tranquilidade, sem necessariamente ser muito devagar. Aí me lembrei do Pat Metheny, um guitarrista e violonista que tem dezenas de discos gravados (desde 0s anos 1970) e que trafega da música brasileira (ele é americano) até o Jazz de vanguarda, passando pela New Age Music (acho que ele não gostaria desse rótulo). No clip há uma colagem de algumas de suas músicas.
Dito isso informo que não sei o que escrever agora. Na verdade vim até o computador apenas para transferir músicas e videos para o meu telefone. Já tenho diversas pastas com centenas de discos e milhares de músicas que vou selecionando aos poucos para ouvir durante a semana (e estou ouvindo agora exatamente o Pat Metheny, maravilhoso disco "One Quiet Night"; acho que é o segundo disco que ele faz utilizando apenas violão solo, o primeiro foi o "New Chataqua" no início dos anos 1980).
Vim fazer isso e resolvi dar uma olhada no Blog. Minha última postagem foi na sexta (na verdade madrugada de sábado), sobre as 10.000 visualizações. Percebi então que muitos tinham deixado recado e parabenizado o nosso Blog. Mais ainda, verifiquei que aproximadamente 130 pessoas tinham passado por aqui em 24 horas. Achei legal e resolvi escrever alguma coisa, mas...
Nem sempre temos um assunto a nos animar. Ou as vezes temos outras prioridades (a minha agora é transferir as músicas e depois, talvez, me anime a ir para cozinha fazer uma comidinha legal, mas não sei não...).
Então é isso. Escrevo e não chego a lugar nenhum. OK, assuntos não faltam. Alguns exemplos: o infeliz fracasso da BP em conter o vazamento de petróleo no Golfo do México; a erupção do vulcão e a primeira tormenta tropical da temporada na América Central; o tour do Aerosmith no Brasil; o festival de Jaz & Blues de Rio das Ostras; as besteiras que o Serra falou sobre a Bolívia (é novidade que a Bolívia produz cocaína? Devemos jogar pesado com esse que é o país mais pobre do continente por causa disso? A Marina deu uma boa resposta sobre isso...); a morte do ator Dennis Hopper do clássico "Easy Rider", que dividiu com Peter Fonda; o visual presente na edição do Fashion Rio; etc.
Tem dias no entanto que nada desperta a vontade de escrever. Então...
Olhei agora pro lado e vejo um pacote recebido da Submarino. Abri. É um pacote que contem um chip de memória micro sd (para ampliar a memória do telefone do meu filho), um livro e um box de DVD com a primeira e segunda temporadas de uma série americana que fez muito sucesso na década passada e é considerado por muitos o mais inteligente seriado cômico de todos os tempos.
Trata-se de Seinfeld. Como eu não vi na época, resolvi comprar agora para ver se é isso tudo mesmo (até hoje os episódio são reprisados na TV paga). O livro trata do mesmo assunto, é "Seinfeld e a Filosofia" (Editora Madras). Ele tenta ver a comédia sob o prisma dos filósofos, buscando explicar as coisas comuns do dia a dia como o sentido da existência. Alguns títulos dos ensaios são bem sugestivos: "A busca frustrada de George pela felicidade: uma análise aristotélica"; "Kramer e Kierkegaard: estágios no caminho da vida"; "Platão ou Nietzsche? Tempo, essência e a eterna recorrência em Seinfeld"; "Seinfeld e a vida moral"; "A significância do insignificante"; etc. Lembrando que eu não vi e não li ainda...
Mas citei o Seinfeld porque ele tem um paralelo com essa crônica. Sabe qual o mote do programa? "Uma série sobre tudo e sobre nada". Bem, essa pequena crônica que vocês estão terminando agora (quem chegou até aqui) é exatamente sobre... o que mesmo?
Sorry. Bom domingo e boa semana a todos.

3 comentários:

M.I.A. disse...

Marcos, embora vc tenha dito que sua crônica não fala nada sobre nada, muitas vezes é exatamente esse o fascínio que uma leitura pode dar: falar o que vem na mente naquele momento. Vc narrou em tempo real um momento do seu domingo. Um blog é um diário. A sua crônica é a essência de tudo que deveria ser escrito dessa forma (mas não é). Tratar o momento como deve ser tratado, por mais "comum" que seja. Para o leitor é uma experiência diferente porque ele não está lendo a sua opinião sobre nada. Está lendo e compartilhando seu momento. Nesse caso o leitor se reflete e vê que ele mesmo passa por momentos e reflexões iguais. Se sente conectado com quem escreveu e com outros que leram.
Não sei se fui clara mas, parabéns. A maioria dos Blogs só serve para passar informações (que de resto existem aos milhões na Internet) e/ou para passar uma análise "gabaritada" do blogueiro. Você fugiu ao óbvio.
Bom domingo e boa semana pra vc tbm.

Anônimo disse...

Olá. Tambem compartilho da mesma opinião. O que não falta são Blogs que fugiram ao objetivo do mesmo: um diário.
Legal a crônica.

Jefferson disse...

boa. E o som do Pat Metheny é um ótimo fundo musical.
Abraço.