12 de maio de 2010

Uma nova boa notícia: Descoberta 2ª maior reserva de Petróleo do Brasil! Deu no R7.

"ANP encontra 2ª maior reserva de petróleo do Brasil


Novo campo poderá produzir 4,5 bilhões de barris, segundo estimativas


ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) estimou em 4,5 bilhões de barris o volume recuperável de petróleo em área que explora no pré-sal da bacia de Santos, o que se configura como a segunda maior reserva de petróleo do Brasil, atrás apenas do megacampo de Tupi.
O supercampo, batizado informalmente de Franco, está em área ainda não licitada pelo governo e poderá ser utilizado para a realização da operação de capitalização da Petrobras, em que a União cederia à estatal o direito de exploração em uma troca indireta por ações da companhia.


O poço foi perfurado pela Petrobras, contratada pela ANP para realizar o trabalho, em um prospecto com cerca de 400 quilômetros quadrados e detectou uma coluna com 272 metros de espessura efetiva com petróleo.
Segundo a ANP informou em nota, para a medir o poço foram usados os mesmos critérios que os utilizados em Tupi, o primeiro da região do pré-sal a ter a reserva divuldada.


- A avaliação levou em consideração os mesmos padrões de cálculos adotados para a acumulação de Tupi, da Petrobras.
Tupi, o maior campo de petróleo descoberto no mundo nos últimos anos, tem reservas recuperáveis de entre 5 e 8 bilhões de barris.
O diretor-geral da ANP, Haroldo Lima, afirmou que "parece se tratar de um dos poços de maior potencial já perfurado no país", o que aumentaria o otimismo do governo brasileiro em relação à região, segundo ele.
A perfuração está sendo feita a 195 quilômetros da costa do Estado do Rio de Janeiro, em lâmina d'água de 2.189 metros. A ANP comprovou que o óleo encontrado no local é do tipo leve, de maior valor comercial por ser mais fácil de refinar. O poço está a 41 quilômetros a nordeste do prospecto de Iara, onde foi descoberto petróleo leve de 28 graus e reservas estimadas entre 3 e 4 bilhões de barris de óleo equivalente, segundo o comunicado.
A ANP informou ainda que já começou a perfurar o segundo poço para a chamada cessão onerosa, localizado a 32 quilômetros da primeira descoberta.


Os volumes encontrados pela ANP poderão ser utilizados para cobrir a parte do governo na capitalização da Petrobras, operação prevista para julho e que nessa formatação ainda depende da aprovação do Congresso Nacional. As reservas seriam concedidas pelo governo à Petrobras em troca das ações da empresa em uma operação indireta envolvendo títulos públicos, a chamada cessão onerosa.


A Petrobras necessita da operação de capitalização para levantar recursos suficientes para seu plano de exploração da região do Pré-Sal."

VEJA MAIS

SAIBA MAIS

Um comentário:

Marcos Oliveira disse...

Realmente uma boa notícia Felipe. Só tem um detalhe: esse tipo de coisa me deixa mais preocupado com as eleições deste ano. Dependendo de quem vencer, poderemos ter uma entrega de "mãos beijadas" para empresas estrangeiras se darem bem. Não estou inventando. A história (não muito distante) mostra isso...
Um abraço.