15 de maio de 2010

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2010

Esse post é especial para os “caros amigos musicais”, mas que serve também para todos os leitores do Blog que gostem de música. Como faço anualmente mando uma nota comentando sobre o Festival de Jazz & Blues de Rio das Ostras. Para quem não sabe, este é considerado um dos grandes festivais do mundo da atualidade.
Este ano é a 8ª edição do festival e imagino que o Stenio Mattos, idealizador e organizador, deve ter tido dificuldades extras desta vez. É que Rio das Ostras vive um momento político difícil, devido a processos de cassação movidos pelo TRE contra o atual prefeito.
Mas o evento vai acontecer e como é tradição vai ser no feriadão de Corpus Christi: entre 02 (quarta-feira) e 06 (domingo) de junho. Durante esse período a cidade vive em função da música. São três palcos e horários diferentes: 14:15 h no anfiteatro da Lagoa de Iriri (uma atração por dia), 17:15 h no palco montado sobre as pedras na Praia da Tartaruga (uma atração por dia) e o palco principal no Camping de Costazul (quatro atrações em cada noite) às 20:00 h. A novidade é que este ano tem mais um palco: o anfiteatro na Praça São Pedro na Praia do Centro às 11:15 h (ainda na parte da manhã). Esse palco vai ser destinado a grupos e artistas que estejam iniciando no cenário musical de Blues e Jazz nacional. Assim, teremos música o dia todo, até a madrugada. E é importante lembrar: tudo de graça.
Eu ia fazer uma análise de cada um dos artistas que estarão presentes, mas acho que já existe uma bom detalhamento no site oficial do festival, com a biografia, fotos e até vídeos. Assim recomendo que dêem uma olhada lá. O endereço é http://www.riodasostrasjazzeblues.com
De minha parte o mais aguardado é o baixista Ron Carter. Sou fã dele há séculos e não esperava que fosse assisti-lo um dia. Ele se manteve fiel à tradição e não trocou o contrabaixo acústico pelo elétrico. Acredito que esteja agora com uns 70 anos. Só para ter uma idéia de quem se trata, olha só com quem ele já tocou: Eric Dolphy, Wes Montgomery, Cannonball Adderley, Miles Davis, Herbie Hancock, Wayne Shorter, etc. Vai ser apresentar com uma superbanda que inclui o guitarrista e violonista Russel Malone.
Outro item imperdível é a união em um mesmo palco dos guitarristas Armadinho (A Cor do Som) e Stanley Jordan.

Como surpresa do festival aponto a banda T.M. Stevens Project, que não vai deixar pedra sobre pedra (Jazz + Funk + Heavy Metal).
Para quem gosta do estilo “balanço” de New Orleans a grande atração é a banda de Glen David Andrews.
Dos nomes nacionais, o internacional Raul de Souza, o mestre do Blues brasileiro André Cristovam e a Rio Jazz Big Band devem ser o destaque, lembrando que nessa última a vocalista é a bela é ótima cantora Taryn Zspilman que encantou todo mundo na edição 2008 do festival ao desfilar um repertório de clássicos do Jazz, Blues e Rock, isso tudo estando no oitavo mês de gravidez!
Algumas dicas importantes:
Dica 1: Se você não é de Macaé, nem de R.O. providencie logo o local onde vai ficar. A procura pelas pousadas é muito grande durante o festival,
sobretudo por parte de muitas pessoas vindas de São Paulo, Rio e muitos estrangeiros. As pousadas de Rio das Ostras não costumam ser caras.
Dica 2: O horário marcado de início no período da noite (na antiga área do camping, em Costazul) é 20:00 h. Sempre atrasa um pouco, mas não muito. Para conseguir lugar na frente é bom chegar por volta das 19:30h.
Dica 3: Na área dos restaurantes a mesma coisa. Uma boa é revezar: um dia (pelo menos) ou dois nos restaurantes e outro lá na frente. Na área
gastronômica você fica mais distante, mas dá pra ver o palco e também os telões. O som é ótimo, mesmo distante. A vantagem é que se pode jantar ou ficar apenas bebendo um vinho ou cerveja com ‘tira-gosto’ sem deixar de ver o festival. No ano passado isso foi especialmente importante por que choveu muito em algumas noites do festival.
Dica 4: Como sempre, recomendo que assistam pelo menos a um show no anfiteatro da Lagoa de Iriri (14:15 h) e pelo menos um na Praia da Tartaruga (nas pedras, ao pôr-do-sol: 17:15 h).
Se não pretende ir a todos os shows,segue uma mini programação que eu faria (ou farei):
Lagoa de Iriri: quinta-feira, André Cristovam (se não tiver visto ele na madrugada de quarta para quinta).
Tartaruga: sexta-feira, Armandinho com Stanley Jordan.
Costazul: Sexta-feira, que tem o Ron Carter e a Taryn (se fizer isso vai ter que ir direto do show da Tartaruga para Costazul).
Sábado é sem lei, escolha um ou todos e vá. Se estiver por lá no domingo, veja TM Stevens na Tartaruga.
Se pegar uma praia de manhã no centro, vá em qualquer dia à s 11:15 h até o anfiteatro da Praça São Pedro.


Bem, é sábado e essa postagem demorou mais do que eu esperava. Está hora na hora da cervejinha... Bom domingo a todos!

5 comentários:

Jefferson disse...

Valeu Marcos. Eu estava esperando pelos seus comentários deste ano sobre o festival. Dicas sempre certeiras. Já fiz minha reserva em um hotel em Costazul. Nos vemos lá!

Alfredo Manhães disse...

Olá Marquinhos, tudo bem?
Belo post e ótimas dicas da programação desse festival fantástiico. Ano passado fui no dia do Spyro Gyra que teve uma performance incrível. De quebra, consegui um rápido batepapo, cd, fotos e autógrafo com Jay Beckenstein, líder da banda.
Abração!!!

Amanda disse...

Olá! Sempre ouvi falar desse festival e esse ano pretendo ir, pois adoro Blues e Jazz. Será que ainda consigo hospedagem em Rio das Ostras?
Obrigada.

Marcelo Lido disse...

Luiz Felipe ou Marcos, nunca sei direito, são a mesma pessoa? Sou de Niteroi e pretendo ir ao festival, mas não conheço Rio das Ostras. Minha dúvida é com relação aos quatro palcos. Eles ficam perto um do outro? Preciso dessa informação pois não sei se irei de carro e preciso definir onde vou ficar.
Obrigado pela ajuda. Esse artigo foi muito esclarecedor porque no site oficial não tem muitas dicas como essas.
Abraço.

Marcos Oliveira disse...

Olá amigos. Agradecemos a participação em nosso Blog.
Jefferson: Nos veremos lá sim!
Alfredo: Valeu amigão! E parabéns pelos "troféus" conseguidos com o Jay Beckenstein,líder e mentor do grande Spyro Gyra, que é um dos grandes nomes da história do Fusion.
Amanda: Veja telefones de pousadas e hotéis em Rio das Ostras no próprio site oficial do festival (tem o link na postagem). Com um pouco de sorte você ainda consegue.
Marcelo: Eu e o Felipe não somos a mesma pessoa. O Luiz Felipe é o dono do Blog e um grande amigo, a convite dele eu sou um colaborador. Só não fiz o meu perfil ainda, mas o dele tem.
Os palcos Tartaruga e Centro ficam relativamente perto um do outro.
O de Costazul fica relativamente perto do palco da Lagoa de Iriri. Mas existe uma boa distância entre os dois primeiros e os dois outros. Prefira ficar em Costazul. Se puder ir de carro, melhor.
Abraços a todos!