24 de maio de 2010

O Brasil não fica de 4

Tem muita gente que não gosta do Marco Aurélio Garcia, Acessor da Presidência para Assuntos Internacionais. Acham ele extremamente arrogante. Eu não acho não. Ele tem uma longa história de lutas pelos interesses nacionais e nesse momento ocupa uma posição ideal para o estilo dele.
Vejam algumas de suas frases ditas hoje sobre o acordo com o Irã, mediado pelo Brasil e Turquia:

“Acho que os países são respeitados quando eles expressam seus pontos de vista. País dócil, países que ficam de cócoras, governos que ficam de cócoras não são respeitados. Se transformam em moças de recado. O Brasil não é moça de recado, o Brasil respeita os Estados Unidos, sabe o papel que os Estados Unidos têm no mundo, mas o Brasil tem suas opiniões”.

“Se neste momento temos a possibilidade de resolver [o impasse] por um canal diplomático, será ótimo, até porque o canal das sanções é visto que não resolve. A prova disso é que há quase 50 anos os Estados Unidos impuseram sanções a Cuba e nenhum dos objetivos perseguidos pelos EUA em relação a Cuba foi atingido”.

“Se esse acordo for frustrado não será nem pelo Brasil, nem pela Turquia, nem pelo Irã. Se houver frustração desse acordo, que eu espero que não exista, espero que haja sensatez de todas as partes, não terá sido responsabilidade nossa”.

Nenhum comentário: