21 de maio de 2010

Ironia & Sarcasmo

Uma vez li um texto do Luis Fernando Veríssimo onde ele descrevia um problema que estava passando. Havia escrito um texto bem irônico sobre determinado assunto polêmico (não me lembro qual era, acho que - por coincidência - tinha a ver com o Oriente Médio) e muitos leitores levaram ele a sério.
O resultado foram muitas cartas para o jornal acusando-o de uma porção de coisas. Só que a opinião dele era exatamente o contrário! Para ele isso tinha ficado bem claro no texto (para mim também) mas para muitos leitores não.
Ele falou então - com muito bom humor, como sempre - que o jeito era sempre avisar: "atenção, isso é uma ironia!".
Acho que eu e o Felipe (quando acontece) procuramos deixar claro aqui quando estamos sendo irônicos, mas é melhor ter mais cuidado quando começarmos a 'teclar' no computador... O teclado pode ser resistente, mas as palavras são frágeis como vidro.
Pois vejam só essa pesquisa matemática em textos, publicada hoje pelos meios de comunicação.

Cientistas criam algoritmo para detectar sarcasmo em textos
Estudo com tweets e resenhas da Amazon teve 77% de eficácia.Pesquisadores 'treinaram' computadores reconhecer padrões de frases.

"Um grupo de cientistas israelenses diz ter desenvolvido um algoritmo capaz de detectar sarcasmo em textos.
No estudo, realizado na Universidade de Jerusalém, os pesquisadores Oren Tsur, Dmitry Davidov e Ari Rappoport “treinaram” computadores para analisar padrões de frases e pontuação para identificar ironia em textos publicados em resenhas no site da Amazon e no Twitter.
Segundo os cientistas, o sistema foi capaz de rastrear 77% dos comentários sarcásticos. O algoritmo foi desenvolvido para reconhecer quando palavras comumente usadas pelos autores aparecem fora de contexto. Nas mensagens publicadas no Twitter, eles analisaram ainda o uso da hashtag #sarcasm.
Para os autores do estudo, o reconhecimento do sarcasmo pode ser útil em sites como a loja virtual Amazon, porque serviriam para classificar os comentários dos internautas sobre os produtos comercializados. Segundo eles, o programa pode ajudar a alertar consumidores para as mensagens enganosas publicadas na internet."
Fonte: G1

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