17 de maio de 2010

Tem gente revoltada...

Fonte: BBC Brasil

Para analista iraniano, 'vitória da diplomacia brasileira cala a boca dos EUA'
Professor da Universidade de Teerã diz que Brasil deve receber crédito por 'trazer o Irã de volta à mesa de negociações'.

"O acordo assinado pelo Irã nesta segunda-feira em torno de seu programa nuclear foi uma vitória da diplomacia brasileira e uma resposta aos Estados Unidos, na avaliação do analista iraniano Mohammad Marandi, da Universidade de Teerã.
"Apesar das dificuldades em conseguir o acordo, o presidente Lula arriscou sua fama internacional para conseguir intermediar uma proposta que trouxesse o governo iraniano de volta à mesa de negociações", disse Marandi à BBC Brasil.
Para o analista, o Brasil responde às críticas de outros países ocidentais, como os EUA e seus aliados, que não acreditavam que Lula e seu corpo diplomático pudessem fazer algo diferente do que já havia sido tentado.
"Lula calou a boca dos EUA e da secretária de Estado (dos EUA), Hillary Clinton, que mais de uma vez menosprezou os esforços turcos e brasileiros."
Para Marandi o Brasil teve o maior crédito, pois a Turquia não estava com o mesmo grau de otimismo em relação a um possível acordo.
"O mérito foi do Brasil, pois o país arriscou sua reputação e sofreu as maiores críticas ao se aproximar do Irã. E ainda conseguiu dar mais ânimo aos turcos em acreditar na possibilidade de se chegar a um acordo", enfatizou ele."



"O presidente Lula afirmou que o Brasil estabeleceu uma relação de confiança com o Irã e acreditou que era possível fazer um acordo. Ele disse que a diplomacia venceu."

Um comentário:

João Carlos disse...

Com essa o Lula se torna forte candidato ao Nobel da Paz!