15 de agosto de 2010

Um Domingo Frio e Chuvoso

"Um dia frio
Um bom lugar prá ler um livro
E o pensamento lá em você
Eu sem você não vivo
Um dia triste
Toda fragilidade incide
E o pensamento lá em você
E tudo me divide."
Essa música do Djavan pode ser a trilha-sonora para este domingo chuvoso e frio.
É verdade que muitos acham um domingo assim muito chato ou depressivo.
Eu acho legal. É que, nos 365 dias do ano de um país tropical, não temos muitos domingos onde coincidam frio e tempo nublado com chuvas ocasionais.
É verdade que isso pode atrapalhar planos. Por exemplo, hoje tem uma "festa da família" no colégio da minha filha, com direito a almoço, atividades, etc. Mas com esse tempo, não sei não...
Por outro lado tem muita coisa legal a ser feita em casa:
- Ficar na cama até mais tarde e/ou voltar para ela depois do almoço. Com uma boa companhia, melhor ainda.
- Colocar (ou tentar colocar) em dia aqueles filmes que estão esperando para serem vistos. No meu caso tem o complicador das séries, que estão nas caixas que nem foram abertas: a quinta temporada de "House", a primeira de "Seinfield", "Quinta Dimensão", a segunda de "Roma", etc.
- Ler um bom livro. Nem vou citar a minha fila, que vai de Nelson Motta a Dostoievski.
- Organizar CDs e arquivos musicais em mp3 no computador e pen-drives (isso eu sempre tenho que fazer).
- Ver TV. Sim tem coisa boa na TV domingo. Infelizmente a maioria nas TVs por assinatura. Mas na TV aberta também tem algumas coisas legais. Hoje, por exemplo, tem a corrida de Stock Cars nas ruas de Salvador (se não não gosta de corrida, vale a pena ver o visual de Salvador). Tem também as Olimpíadas da Juventude em Singapura que a Record News (e a comum também, acho) está exibindo.
- Ir para cozinha fazer um almoço ou um doce bem calórico para a família (só em dias como este...).
- Tomar um cafezinho bem quente.
- etc.
Viu? Nada de desânimo. Relax escolha a atividade e curta esse domingo sem sol e com temperatura abaixo dos 20. Em último caso, organize as gavetas! Externas e internas...
No momento em que escrevo essas mal traçadas linhas para os meus 17 leitores, ouço o CD "Jazz For A Rainy Afternoon". Eu sei que ainda é manhã, mas encaixou bem por causa do frio e pouca luminosidade.
Aliás, esses dias chuvosos são os únicos em que gosto de ouvir Jazz durante o dia. Para mim Jazz uma música noturna.
Esse CD faz parte de uma série de uma gravadora chamada "32 jazz" criada por uma fanático por Jazz cuja obsessão era fazer compilações temáticas usando as músicas encaixadas em um contexto.
Alguns títulos (traduzidos livremente): Jazz para quando você estiver solitário(a), Jazz para momentos de paz, Jazz para um dia de preguiça, Jazz para uma tarde chuvosa, etc.
As capas destes CDs são um capítulo à parte. Trazem fotos em preto e branco de mulheres sozinhas, sempre belíssimas (as fotos e as senhoritas).
Utilizei algumas dessas fotos nas minhas próprias coletâneas.
Tem uma outra coleção de Jazz ótima para esse dias. Chama-se "Smooth Jazz Café".
Assim fica pra vocês outra boa ideia para esse domingo chuvoso: Jazz, uma boa comidinha (sem duplo sentido, ok?... ou melhor, com duplo sentido) e muita tranquilidade para enfrentar a semana que tem de ser enfrentada, com chuva ou sol, frio ou calor.


8 comentários:

MARQUÊS DE SADE disse...

Meu camarada, não gosto muito dessas frescuras não, mas a sua crônica está muito legal e me deu até vontade de fazer essas coisas todas.
Abraço.

Denise D+ disse...

Ler essa crônica mudou minha visão desse domingo.
Obrigada.
Bjs.

Hilbert Stan disse...

Parabéns pelo tema.
Só em falar de Jazz já vale pelo "ingresso" no Blog.
Eu conheço essa coleção. Mas aqui no Brasil a 32jazz só é conhecida pelos iniciados. Great!

Ryan disse...

Eu gostei foi do som do Chris Boti que eu não conhecia.
É esse o motivo que frequento esse Blog, esses videos desconhecidos ótimos.
Anoto os nomes e depois eu procuro na Internet os discos.
VALEU!

Leila disse...

Foi realmente um domingo atípico. E assim como o frio, caiu muito bem sua crônica...muito boa e ainda Djavan...Jazz. Também não conhecia Chris Botti e esses outros nomes. Gostei!
O fim de semana musical também foi excelente. Peter Framptom... há quanto tempo não ouvia e não via. Esses vídeos antigos são o máximo. Ainda mais legendados.Great! Viva o Youtube!Viva a Internet!Parabéns!
Obrigada!

Marcos Oliveira disse...

Obrigado a todos pelos elogios ao Blog e por terem participado comentando.
É mais legal assim, quando é um caminho de duas vias.
Boa semana para vocês!

Luiz Felipe Muniz disse...

Marquinhos, ontem não tive oportunidade de trilhar por aqui, casa cheia de familiares que queriam saber um pouco sobre a viagem, ver fotos, bebericar um bom vinho português...faço agora porque na verdade eu não poderia deixar de registrar que também aprecio as suas crônicas de domingo, e porque adoro, vez por outra, ficar em casa ouvindo música em dias como foi neste domingo "frio e chuvoso". De fato o Jazz toca na alma regada a vinho e clima temperado, né não&

Marcos Oliveira disse...

Valeu Felipe!
Que ótimo que o tema tenha conexão com você também.
Sei que você tem bom gosto amigo.
Abraço.