Acabei de verificar no post anterior (video com os depoimentos a favor da Dilma por parte de Chico Buarque e Leonardo Boff) o seguinte comentário de nosso leitor Rodrigo:
Marcos ou Luiz Felipe, vendo o Chico Buarque nos lembramos é claro de música. E vocês colocaram um link para um blog especializado em música dos anos 60 e 70 no campo Sugestão do Blog.
O que não entendi é que trata-se de um blog escrito em russo e nem tem trechos das músicas para ouvir, pelo menos eu não achei.
Gostaria de saber a vantagem de olharmos um blog desse, sobretudo porque eu me interessei pelos discos mostrados, não conheço nada daquilo, mas não endendo a língua nem consigo ouvir as músicas. Podem me explicar?
Resolvi responder aqui no espaço principal de nosso blog porque esta pode ser a dúvida de outros leitores.
Realmente ontem coloquei mais três sugestões em nosso espaço de acesso direto a outros sites e blogs: "Outras Palavras", "Documentários de Verdade" e "Music 60-70".
O primeiro é um blog ligado à publicação "Le Monde Diplomatique", com interessantes análises políticas e históricas. O segundo é diferente: disponibiliza documentários para download ou para ver em Streaming. São documentos em video e produções que dificilmente achamos por aí. Vale a pena a visita.
O terceiro é justamente o citado pelo Rodrigo.
"Music 60-70" é mesmo um blog feito na Russia e, como o nome diz, especializado em música das décadas de 1960 e 1970.
A ação deles é a seguinte: pegam discos raros de vinil, escaneiam as capas e fotos, digitalizam as músicas, tecem comentários sobre o trabalho e postam diariamente de um a quatro álbuns.
O que eles fazem é trazer à luz para os interessados coisas que em sua maior parte nunca foram reeditados em CD e permanecem esquecidos.
Em resumo fazem um resgate histórico de trabalhos feitos no mundo inteiro, principalmente rock e suas dezenas de variações, abrangendo o período de 1960 a 1979.
Sem essas iniciativas (existem muitos outros blogs desse tipo) essas realizações teriam o destino do esquecimento total. Não se trata portanto de "pirataria" e sim de um trabalho de divulgação.
Para quem gosta é um tesouro!
Rodrigo, dá para ler mais ou menos do que se trata se você apertar um botão do lado esquerdo, na parte superior logo abaixo da foto do Led Zeppelin.
Ali você habilita o tradutor do Google e escolhe a língua portuguesa. O Blog é então recarregado, já em nossa língua. É claro que trata-se de uma tradução "mambembe", porque é feita por palavra e não frase, mas pelo menos você terá como conferir algumas informações básicas.
Pode-se baixar o disco inteiro clicando no termo "Narod.ru".
Será redirecionado para um provedor de download. Basta digitar um código que aparece na parte inferior, lado esquerda e clicar em "Download". Normalmente o disco vem em arquivo compactado.
Atenção, volto a afirmar, na quase totalidade são antigos e raros discos de vinil que não estão disponíveis para venda em lugar nenhum, configurando um trabalho de preservação de memória musical por parte dos russos que editam o Blog.
Vejam o caso dessas duas capas que reproduzo aqui. Alguém aí tinha ouvido falar do grupo de Contry & Blues-Rock "Cochise" de 1971 e da banda feminina(!) de Garage e Psychedelic Rock "Feminine Complex" de 1969? Eu não.
3 comentários:
Marcos, valeu!
Entendi e já apliquei o que vc falou.
Muito legal.
Só me compliquei com o arquivo compactado, mas já consegui resolver.
Sobre o esquema da tradução, é muito legal, embora confusa dá para ter uma idéia das informações mais importantes.
Muito obrigado pela atenção!
Valeu mesmo!
Blog nota 10!
Ótima dica Maqrquinho!
Ok Rodrigo e Ryan.
Esse blog tem coisas de excelente qualidade e que nunca saíram em CD.
Muitas raridades direto do vinil.
Abraços.
Postar um comentário