1 de maio de 2010

Minha Querida Jane Austen

O que vocês acham de temas como orgulho, preconceito, razão, sensibilidade, crítica social? Isso está inserido de forma única na obra da escritora britânica do Século XIX Jane Austen, que permanece atual e sedutora até os nossos dias.
Talvez vocês não tenham lido nenhum livro dela, mas provavelmente já viram algum filme baseado neles.
Reproduzimos abaixo a primeira parte de um programa dedicado a essa maravilhosa personalidade, imortal pelos temas e pela forma como os abordava.
Vale a pena ver nesse feriado nublado e de temperatura agradável.
Bom fim de semana a todos!


3 comentários:

Denise disse...

Marcos, só vi os filmes Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Adorei! Infelizmente ainda não li os livros dela, mas depois de ver esse programa e o seu comentário já vou comprar!
Obrigada pela dica.
Bjs.

Maria disse...

Olá! Muito boa a sua nota e o programa. Só um livro eu considero melhor que os de Jane Austen. É "O Morro dos Ventos Uivantes" de Emille Bronte. Um clássico que eu recomendo para você e para todos.
Abraços.

Marcos Oliveira disse...

Denise e Maria, muito obrigado pelos comentários e pela dica que serve para todos os nossos leitores. Por coincidência há alguns meses eu resgatei esse livro que estava guardado fazia uns 20 anos(!) e dei ao meu filho para ler. Ele adorou. Minha esposa aproveitou e leu também. É o tipo do livro que nós não conseguimos largar. Aliás estou pretendendo ler outra vez, depois de 20 anos. Dica: vai sair na coleção de clássicos que está nas bancas de jornais (R$ 14,90).
Me permita corrigir a grafia do nome da autora: Emily Brontë. Foi a única obra dela, que morreu jovem, aos 30 anos, em 1848.
O título original é "Wuthering Heights" e tem uma música muito legal, baseado no livro, da cantora Kate Bush. Já foram feitas adaptações cinematográficas da história do Heathcliff, mas dizem que a melhor é uma da década de 1940 e eu nunca vi.
Abraços.