17 de fevereiro de 2011

Alma Lavada

Em nosso campo "Sugestões" inseri agora mais um link.

Trata-se de "Alma Lavada", Blog assinado pela jornalista Fernanda Dannemann e hospedado na página do Jornal do Brasil.

Confiram abaixo um de seus artigos e verão porque ela foi selecionada: escreve com simplicidade sobre coisas importantes do nosso dia a dia.

Um blog de comportamento: emoções, atitude, relações humanas.

Quantos anos tem o seu coração?

"Dia desses fiz aniversário, e vou te dizer... na contramão do que geralmente acontece com as mulheres, à medida que fico mais velha meu prazer com os aniversários aumenta, o que tem fácil explicação: pelo menos até agora, não tenho medo da idade, nem da velhice, nem do tempo, graças a Deus! Ao contrário, acho uma dádiva cada ano a mais: um presente de Deus estar viva e com saúde, com sonhos, com compromissos, com planos, com casa pra arrumar, com marido pra namorar, com amigos pra compartilhar, com coisas pra aprender, com sentimentos pra vivenciar, com lugares e pessoas para conhecer e livros para ler...

Não estou entre os que acham que a mulher perde a beleza quando envelhece, nem acredito que o melhor da vida seja a infância... ou que sexo, paixão e namoro sejam coisas para os jovens... ou que aprender também seja coisa de juventude.

Mas o que é ser jovem?

Incrivelmente, sinto-me mais feliz à medida que os anos passam, e esta é uma felicidade que venho construindo conscientemente há alguns anos. Como já disse nesse blog, acredito completamente que a felicidade seja uma opção. Uma decisão que tomamos. Uma busca que não acaba nunca. Uma filosofia de vida. Isso, para mim, é ser jovem.

Mas quando temos vinte anos não pensamos nessas coisas, e por isso mesmo nos damos ao direito de sofrer por causas e pessoas que não valem dez centavos da nossa atenção, que dirá da nossa alegria! É que, novinhos, achamos que o tempo estará sempre ao nosso favor. Não morreremos. Jamais seremos coroas e, muito menos, velhinhos. “Temos todo o tempo do mundo”, como disse o poeta, para bancar “os rebeldes sem causa”, como disse o músico.

Vejo muita gente escondendo a idade, mentindo sobre ela, como se envelhecer fosse vergonha, pecado, falta de educação ou cafonice. Pois eu adoro dizer quantos anos tenho. E sinto um prazer secreto quando as pessoas se surpreendem. Hoje mesmo, um amigo me disse que minha alma é jovem demais... e ele nem sabe que ela acabou de ficar mais velha.

Cá pra nós eu confesso: não sei quantos anos tem minha alma... mas meu coração acabou de nascer!"

2 comentários:

Denise D+ disse...

Embora este seja um blog claramente masculino, e não me refiro a isso por ser feito por dois homens, e sim por postagens tipo Musa da Semana e outros, percebe-se que ele tem, apesar disso, também uma alma feminina.
É o caso desse texto e da indicação desse novo blog na seção sugestões do blog.
Muito bom ter esse tipo de visão sobre outros horizontes, sobretudo o feminino.
E podem continuar com o Musa da Semana, não estou criticando, até entendo.
Beijos.

Marcos Oliveira disse...

Valeu Denise!
Você é mesmo D+!
:)