25 de fevereiro de 2011

O petróleo, o Brasil e os EUA

Com a complexidade da crise no mundo árabe e seus reflexos diretos na indústria do petróleo mundial, assistimos nesta semana, em viva voz, os americanos abertamente anunciarem o seu interesse no ouro negro do Brasil, especialmente da zona do Pré-sal!

Bom que mantenhamos atenção ao tema e que continuemos fortes na organização e no avanço de nossas tecnologias de prospecção em águas ultra-profundas...bem como, na estruturação orgânica de nossas forças políticas e militares, sem o ranço dos ingênuos, é claro!

Deu no Estadão: AQUI

"Denise Chrispim Marin - O Estado de S.Paulo



Os Estados Unidos apresentaram seu interesse de importar petróleo do Brasil, no futuro, como meio de reduzir sua dependência do fornecimento de economias instáveis - as do Oriente Médio e a Venezuela. Também pretendem investir em setores brasileiros atrelados à exploração de petróleo e de gás da camada pré-sal, especialmente na área de desenvolvimento tecnológico. Em princípio, o compromisso entre ambos os países terá como base o equilíbrio entre investimento e fornecimento.
O interesse americano foi expresso ao chanceler Antônio Patriota pelo vice-conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Michael Froman. Esse tema surge como uma nova frente para superar os resultados parcos da cooperação bilateral na área de energia, que tem frustrado especialmente a presidente Dilma Rousseff. O tema será tratado na visita do presidente dos EUA, Barack Obama, ao Brasil, nos próximos dias 19 e 20 de março, e será um dos pilares para a retomada das relações Brasil-EUA, segundo Patriota.
"Foi comentado que o Brasil pode se converter em um importante exportador de petróleo aos EUA no futuro", relatou o chanceler, que ontem se encontrou com o secretário de Tesouro, Timothy Geithner, e com o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick."

Nenhum comentário: