28 de fevereiro de 2011

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2011 (1)

Pouco a pouco as atrações deste ano do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival vão sendo confirmadas.
Iremos comentando aqui a medida que se aproximar a data do fantástico evento.
E já começamos bem com uma confirmadíssima: o grupo fusion americano Yellowjackets, um dos expoentes do Jazz-Rock que este ano comemora 30 anos de estrada!
A banda lança neste mês de março mais um disco em sua extensa produção: "Timeline":
Release date: March 15, 2011
In music, time flies, styles unstoppably evolve, and bands come and go. But there are also rare stable, forward moving forces on the scene—one prime example in jazz being the Yellowjackets. As of 2011, this beloved eclectic, electro-acoustic jazz band that keyboardist Russell Ferrante and bassist Jimmy Haslip built celebrates the ripe, young but deep age of 30—a milestone commemorated with another powerful and heartfelt album, fittingly named Timeline.



Jun 24, 2011RIO DAS OSTRAS JAZZ & BLUES FESTIVALRio de Janiero, BrazilMore Info...
Jun 25, 2011RIO DAS OSTRAS JAZZ & BLUES FESTIVALRio de Janiero, BrazilMore Info...

Apontado pelos críticos como um dos melhores festivais do gênero no país, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega à nona edição. De 22 a 26 de junho, uma seleção dos melhores instrumentistas e intérpretes da atualidade se apresentará nos palcos montados na Cidade do Jazz & Blues, em Costazul, na Praia da Tartaruga e na Lagoa do Iriry.


Devido a sua importância, o evento se consagrou definitivamente ao entrar para o calendário oficial de eventos da TURISRIO. A programação de shows trará artistas consagrados e será anunciada em breve. Como sempre todos os shows serão gratuitos e ao ar livre, com todos tendo acesso às apresentações.


O 9º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, além dos shows nos palcos de Costazul, Tartaruga e Lagoa do Iriry, conta também com um 4º palco na Praça de São Pedro. O novo palco se destinará a revelações e novos talentos do cenário do Blues e do Jazz nacional, dando oportunidades a mais e novos artistas do crescente cenário musical brasileiro. Isso comprova a constante evolução e crescimento do festival como evento e espetáculo.


O 9 º Rio das Ostras Jazz & Blues Festival revela a sofisticação melódica do jazz e a força rítmica do blues. Serão cinco dias de shows gratuitos, com apresentações às 11:15 horas (Praça de São Pedro), 14:15 horas (Lagoa do Iriry), 17:15 horas (Tartaruga) e 20 horas (Costazul).

2 comentários:

Jefferson disse...

Marcos, estava aguardando os seus post sobre o festival deste ano. Finalmente começaram a sair!
O fusion não é muito a minha praia, mas comecei a me interessar depois deste festival e de algumas dicas suas. E é por isso que gostaria te te perguntar, através do seu conhecimento na área, se essas bandas como esta Yellowjackets está enquadrada no mesmos estilo da Mahavishnu Orchestra e outrs daquela época.
Obrigado e um abraço.

Marcos Oliveira disse...

Olá Jefferson! Tudo bem?
A Mahavishnu Orchestra é um ponto fora da curva.
Foi criada pelo gênio John McLaughlin logo depois de ter atuado com o "inventor" do Jazz-Rock, o gênio maior Miles Davis (no disco "Bitches Brew"), por volta de 1970. Os demais componentes também se enquadram no mesmo "biotipo": Billy Cobham (bateria), Rick Laird (baixo), Jerry Goodman (violinos elétrico e acústico), Jan Hammer (piano elétrico, sintetizadores) e Jean-Luc Ponty (violinos elétrico e acústico). A M.O. fez uma obra única, do Jazz ao Rock passando por música atonal até chegar na música religiosa hinduísta.
O Yellowjackets faz parte do que eu chamo de "segunda geração" Fusion. Na primeira, além de Miles e M.O., tinha o Return to Forever (do Chick Corea), o Wheather Report e outras de igual nível.
A segunda geração, surgida mais para o final doa asno 70, insere mais elementos "acessíveis" ao público médio, buscando popularizar o Jazz. Além do rock, flertam com uma sonoridade mais Pop. Essa onda viria a desaguar no chamado "Smooth Jazz". Vale citar, além do Yellowjackets, o Spyro Gyra e o alemão Passport. O chamado Jazz Brasil foi nessa onda e surgiram diversas gravadoras especializadas nessa sonoridade, sendo a mais famosa a GPS.
Abraço.