25 de fevereiro de 2011

Kill Bill Mix: Tarantino

Acho que todos aqui já viram os dois filmes (I e II) "Kill Bill" do Quentin Tarantino certo?
Não?
Mas com certeza já viram outros filmes dele.
Não?
Bem, acho que quem não viu é que está certo. Quem viu todos ou quase todos é que não deve ser muito normal.
Quentin Tarantino é um diretor americano de ascendência italiana.
Começou do nada. Quando era "nada" gostava de ler gibis (HQs) e ver filmes B (de baixo custo e baixa categoria pelos padrões vigentes). Mas via filmes de arte também. Igual a mim. Só que eu continuei no "nada". Rs.
Filmes de ação japoneses e americanos que ele gostava tanto que se transformaram em quase obsessão.
A história de Tarantino e de seus filmes é longa e vale a pena pesquisar na Internet.
Seu último grande sucesso foi "Bastardos Inglórios" que concorreu ao Oscar ano passado.
Cheio de longos diálogos "pop" criados por ele e cenas de ação e violência inacreditáveis, seus filmes são caricaturas que sempre tem como referências esses filmes "Z" antigos, dos westerns italianos às artes marciais japonesas, passando pelo quase "terrir" americano.
O video abaixo é uma interessante mixagem feita em cima dos dois volumes de "Kill Bill". O criador (Robert Wilson), pega uma cena do filme e mostra ao mesmo tempo a cena original que Quentin recriou.
Como a música é um item importantíssimo nos filmes de Tarantino, neste mix se procurou manter também essa característica.
Além de "Kill Bill" há também algumas cenas de outros de seus filmes.
Vale a pena ver. Tem aproximadamente 5 minutos. Quem sabe você se anima a ir até a locadora pegar algum filme dele. Na verdade não sei se isso seria uma boa ideia...
É claro que eu acho ele fantástico, mas as críticas também são muitas. Justamente o que eu acho mais legal, que é a referência à outros filmes, os críticos apontam como plágio!
Depois do vídeo coloquei três trechos da Wikipedia sobre ele. Vejam tudo clicando aqui.



Introdução:

Quentin Jerome Tarantino (Knoxville, 27 de março de 1963) é um diretor, ator e roteirista de cinema dos Estados Unidos da América. Ele alcançou a fama rapidamente no início da década de 1990 por seus roteiros não-lineares, diálogos memoráveis e o uso de violência que trouxeram uma vida nova ao padrão de filmes norte-americanos.

Ele é o mais famoso dos jovens diretores por trás da revolução de filmes independentes dos anos 90, tornando-se conhecido pela sua verborragia, seu conhecimento enciclopédico de filmes, tanto populares, quanto os considerados "cinema de arte".

Estética:

Os filmes de Tarantino são conhecidos por seus diálogos afiados, cronologia fragmentada e sua obsessão pela cultura pop. Comumente, são vistos como graficamente violentos e, em seus filmes Cães de Aluguel, Pulp Fiction e Kill Bill, há uma enorme quantidade de sangue jorrando.

Marcas fictícias como os cigarros "Red Apple" e a lanchonete "Big Kahuna Burgers", de Pulp Fiction, apareceram depois em vários filmes, como Four Rooms, Um drink no inferno, À prova de morte e Kill Bill. O diretor também é conhecido por gostar de cereais matinais, que aparecem constantemente em seus filmes, com marcas como "Fruit Brute" em Cães de Aluguel e Pulp Fiction, e "Kaboom" em Kill Bill.

Outra caracteristica refere-se as cenas de diálogos em que a camera se localiza dentro do porta-malas de um carro.

Críticas:

Tarantino é criticado por plagiar idéias, cenas e até diálogos de outros filmes. Por exemplo, a idéia geral do roteiro de Cães de Aluguel parece ter sido tirada do filme City of Fire, de Ringo Lam, e The Killing, de Stanley Kubrick, enquanto a idéia de criminosos nomeados por cores tenha sido retirada de The Taking of Pelham One Two Three. A versão de Don Siegel de The Killers influenciou as seqüências de abertura e encerramento de Pulp Fiction, e a cena da injeção de adrenalina lembra bastante uma história contada por Scorsese no documentário American Boy: A Profile of: Steven Prince. Além disso, a história de True Romance é praticamente a mesma de Badlands, de Terrence Malick.

Alguns dos diálogos de Tarantino, como o famoso discurso bíblico de Samuel Jackson em Pulp Fiction, foram trazidos de outros filmes. Por exemplo, em Karate Kiba (Combate Mortal, no Brasil), filme japonês da década de 1970 estrelado por Sonny Chiba (que mais faria uma ponta em Kill Bill como Hattori Hanzo), possui no texto introdutório da película o mesmo versículo recitado pelo personagem de Jackson.

Um comentário:

Maria Inês disse...

Marcos e Luiz Felipe, uma coisa importante sobre essa tendência do Tarantino de sempre lembrar em seus filmes cenas de outrs filmes, muitas vezes desconhecidos, é porque durante muitos anos, 80 e tais, ele trabalhou em uma locadora de VHS e ficava vendo esses filmes o dia todo, 6 dias por semana!