21 de fevereiro de 2011

Outro Cine: "Egito Livre"

Depois alguns meses ausente, o "Outro Cine" nos convida a pensar um pouco sobre o que se dá no Egito de hoje - adorei saber que eles estão de volta -:

 "Nas últimas semanas uma grande mudança ocorreu no Egito. Dezoito dias de protestos populares levaram Hosni Mubarak, que presidiu o país por 30 anos, a renunciar. Em homenagem ao bravo povo egípcio, o OutroCine levanta a questão: O que sabemos da cultura atual desta milenar nação?



Na ânsia de saber um pouco mais sobre o Egito contemporâneo, o OutroCine, em edição extraordinária, apresenta uma pequena mostra de curtas-metragens egípcios. O primeiro filme é uma animação em stop motion intitulada Hollow Inside.

Às vezes, andamos como sacos vazios. O dia começa do mesmo jeito que acaba, dia após dia. Parecemos ocos, vagando no piloto automático. A solidão e o vazio, advindos da modernidade, são os questionamentos existenciais propostos pelo diretor Gehad Abdel Nasser. A dose de melancolia que a rotina pode trazer contrasta com a rara beleza do movimento de simples objetos, quase como numa dança do cotidiano. Hollow Inside faturou melhor curta-metragem de animação em dois importantes festivais do Egito."

SAIBA MAIS

Nenhum comentário: