1 de fevereiro de 2011

Caos Urbano em Belém - o retrato do Brasil de hoje!

Para aqueles que pensam que as tragédias urbanas anunciadas - e as que estão por vir - não tem responsáveis, eu digo que não é verdade, tem sim, e as construturas e as autoridades municipais (do legislativo, do judiciário e do executivo) sabem muito bem disso!

O absurdo que ocorreu em Belém neste último fim de semana, com a queda de uma construção de 40 andares, parece uma ficção hollywoodiana, mas não é! Os "caras" são irresponsáveis mesmo, arriscam tudo, e muitos profissionais técnicos de engenharia vão na onda dos menores custos e elevados riscos dos empreendedores, assinam em baixo, apostando que não serão presos e ou responsabilizados por isso! Esta história tem que acabar no Brasil!

A verdade é que não há planejamento urbano no Brasil, nem mesmo há em cidades como Campos dos Goytacazes, município brasileiro entre os 10(dez) de maior PIB nacional e renda per capita, muito menos em capitais como Belém no extremo norte.

Se não houver um esforço hercúleo da nação, das autoridades federais, estaduais e municipais, para organizar e planejar já as nossas cidades brasileiras, dotando-as de instrumentos legais e corpo técnico capaz, neste momento de expansão vertiginosa de nossa economia e avanço veloz dos fenômenos naturais, desdobrados pela mudança climática planetária, muito em breve estaremos todos mergulhados - irremediavelmente - num labirinto caótico sem precedentes e sem retorno possível.

O manifesto de um comentarista, residente em Belém, no blog do Nassif é sintomático, ao mesmo tempo  revelador e "lamentável":

"Nassif,
Foi um horror o que aconteceu sábado último aqui em Belém. Tenho parentes que moram quase em frente ao edifício que desabou, e que por pouco não foram vitimados. Infelizmente houve vítimas desta ganância. Todos tiveram que sair de suas residências as pressas por questão de segurança e ainda não puderam retornar, enquanto não acabar a perícia em todas as casas da rua 03 de Maio. A tragédia poderia ter sido maior, caso tivesse ocorrido nos dias de pico( trabalho ), quando a mesma fica literalmente engarrafada. Belém está vivendo uma agressão sem precedentes em conseqüência da expansão imobiliária desenfreada. Dois prédios foram construídos na Av. Doca de Souza Franco com 40 andares cada, e houve problemas na estrutura dos mesmos, obrigando a construtora a trazer até Belém uma equipe de especialistas da Holanda para reverter o problema detectado, já que uma das torres estava pendendo para um lado. Estão acabando com a ventilação da cidade, por conta de tantos edifícios que estão sendo construídos , principalmente nas ruas que ficam mais próximas da baia do guajará. A cidade está crescendo verticalmente no centro e horizontalmente na região metropolitana. Só para você ter uma idéia, teremos daqui há uns dois anos, a conclusão do condomínio Alfaville Belém, numa área de mais 495.431m e com todas as unidades totalmente vendidas. A cada lançamento de condomínio vertical ou horizontal, não chega pra quem quer. Vendem tudo!!!
A má ocupação do solo urbano em Belém, sem escrúpulos pelo capital, mancomunados com as autoridades, e diga-se de passagem que muitas das incorporadoras e construtoras são da região sudeste, que descobriram este filé, está causando grande impacto ambiental em Belém . É lamentável!!!"    SAIBA MAIS

Enquanto isso a região norte do Brasil continua sendo depredada de forma violenta para dar lugar ao avanço voraz da indústria de construção civil, nem mesmo as centenárias "Castanheiras" estão sendo poupadas, veja:

"Castanheira derrubada no local onde está sendo construído o residencial Vila Cristiana, empreendimento localizado na região do Macurany, em Parintins Pelo menos 50 árvores centenárias da espécie já foram derrubadas. Amazonas, 11 de novembro de 2010."

Nenhum comentário: