14 de fevereiro de 2011

Fim da Temporada de Verão e Neuroplasticidade

Depois de quase dois meses recebendo diariamente uma brisa fresca - eventualmente fria - do mar, retornei ontem ao calor urbano.
Terminou a temporada de verão para mim. Ou quase, uma vez que ainda tem o carnaval...
O horário de verão acaba no próximo sábado, mas até março teremos temperaturas altas, em que pese o La Niña.
Aliás até março estaremos ainda no ciclo hídrico da região sudeste, o que nos faz lembrar de Tom Jobim,"são as águas de março fechando o verão...".
Que não venham mais 'muitas águas', nem muito calor.
Mas que venha a "promessa de vida no nosso coração".
E o que tem isso a ver com "neuroplasticidade", seja lá isso o que for?
É que com o fim da temporada de verão me lembro que não falta muito tempo para o meu aniversário (aproximadamente dois meses). Legal, né? Não sei não...
Essa coisa do tempo "passar muito rápido" é preocupante, sobretudo a partir do momento que você ultrapassa a equação '(30-5)x2'.
Assim, fazer aniversário é legal, mas a cada ano cresce uma espécie de ansiedade com os números.
Só nos resta (estou falando para aqueles da equação) cuidar bem da mente e do corpo, uma vez que a alma já está salva, certo? Pelo menos deveria...
Para os amigos e amigas que aos poucos se aproximam de uma idade - digamos - mais 'madura' vale a pena assistir a apresentação abaixo.
Sei que não será novidade para a maioria, mas o problema não é conhecer o fato, é aplicar no dia a dia.
Por isso é bom de vez em quando voltarmos ao assunto, para consolidar as ideias e buscar inserir isso na rotina, investindo na preservação da saúde mental e consequente qualidade de vida a longo prazo.
No mais, aproveitemos (quem puder) o resto de verão e também as demais estações deste e de todos os anos. Ativos, no presente.

Nenhum comentário: