14 de fevereiro de 2011

Dilma: Melhorias no Financiamento Estudantil

A Presidente Dilma Rousseff anunciou hoje melhorias nos sistemas de financiamento para alunos que desejarem cursar escolas de ensino técnico (PRONATEC) e faculdades particulares (FIES).

Fonte: Rede Brasil Atual

"Brasília – A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feria (14) que o novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies) terá condições gerais de financiamento "muito mais leves" – incluindo juros de 3,4% e maior tempo de carência.

Em seu programa semanal Café com a Presidenta, ela anunciou que o aluno só terá que começar a pagar o financiamento do curso superior um ano e meio depois de formado. Nesse período, segundo Dilma, será possível encontrar um emprego e obter uma renda. Dependendo do curso escolhido na faculdade, como no caso de medicina, o pagamento poderá ser feito em até 20 anos.

A presidenta explicou ainda que, caso o aluno que adquiriu financiamento pelo Fies decida fazer um curso de licenciatura e dê aulas em escolas públicas, a dívida no novo Fies será "perdoada", por meio de uma redução de 1% a cada mês de exercício profissional.

Outra novidade já anunciada pelo governo é que o programa vai incluir alunos com renda de até um salário mínimo e meio de renda. Antes, eles precisavam arrumar um fiador para ter acesso ao crédito estudantil. "Agora, o próprio governo é fiador", disse a presidenta.

Pronatec

No mesmo programa, Dilma disse que o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) será lançado em março, como forma de ampliar o acesso à educação profissional para jovens do ensino médio e para trabalhadores sem formação.

O Pronatec, segundo ela, será composto por um conjunto de ações voltadas para quem deseja fazer um curso técnico mas não tem como pagar. Será um programa de bolsas e também de financiamento estudantil. O novo Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de acordo com a presidenta, vai fazer parte do Pronatec.

"Assim, também o estudante do ensino médio vai poder ter seu financiamento para estudar em escolas técnicas privadas. Nós estamos criando novas condições para que o jovem conclua o ensino médio mais bem preparado, com diploma de curso técnico debaixo do braço", explicou.

Dilma destacou a importância da participação da juventude no mercado de trabalho e afirmou que o governo pretende também ampliar o acesso ao ensino médio em tempo integral – em um turno, o aluno estuda a grade tradicional e, em outro, aprende uma profissão.

Para o trabalhador, o Pronatec prevê cursos de formação profissional com carga horária a partir de 160 horas."

Um comentário:

Anônimo disse...

isso e otimo.tenho uma filha que passou no vestibilar para engenharia eletrica mas nao cosegui um fiador ..ela ja estava desistindo do sonho mas agora com estas novas medidas ela voltoua sonhar
tomara que funcione