Todos, ou quase todos, sabem da minha preferência por temas envolvendo música (e artes de forma geral).
Pois então leiam o artigo abaixo.
Será esse o motivo de minha preferência?
Ouvir música pode dar tanto prazer quanto comer ou usar drogas
Pesquisadores descobrem que ouvir suas canções preferidas leva o cérebro a liberar dopamina, substância responsável pela sensação de prazer
(Da agência AP)
“Sendo os Beatles ou Beethoven, as pessoas gostam de música pelo mesmo motivo que elas gostam de comer, fazer sexo ou usar algumas drogas ilícitas: ouvir sua música preferida faz com que o cérebro libere uma substância química, a dopamina, responsável pela sensação de prazer, revela um novo estudo.
Estudo pode explicar a popularidade da música em diversas culturas.
A substância está envolvida tanto em antecipar um momento particularmente tocante de uma música quanto em sentir sua emoção, descobriram os pesquisadores.
O trabalho mapeou o cérebro de oito voluntários enquanto eles ouviam algumas canções, para confirmar a relação da dopamina com o prazer da música, que já havia sido sugerido em um estudo anterior. A pesquisa foi apresentada na versão online da revista Nature Neuroscience. O estudo usou apenas música instrumental, mostrando que vozes não são necessárias para produzir resposta de dopamina.
Os voluntários foram escolhidos pois afirmaram sentir arrepios nas partes mais emocionantes de suas músicas preferidas. Apesar disso, o estudo mostra que as pessoas que não sentem arrepios também experimentam uma resposta de dopamina.
Trabalhos recentes mostraram que a música não é a única experiência cultural que afeta o sistema de recompensas do cérebro. Outros pesquisadores descobriram recentemente que outras artes podem ter o mesmo efeito.”
E aí, vai um pouquinho mais de dopamina? Pois continuem atentos ao blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário